Revisão integrativa para identificação e classificação de notícias espontâneas sobre a sífilis produzidas entre 2015-2019 no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2024v11n2.71701

Palavras-chave:

comunicação e saúde, campanha pública, publicidade e propaganda, mídia espontânea, Projeto Resposta Rápida à Sífilis

Resumo

Esse estudo revisou a mídia espontânea sobre sífilis durante o Projeto de Resposta Rápida à Sífilis, usando artigos científicos das bases de dados SciELO, Latindex, DOAJ, Dialnet, Intercom e Google Acadêmico. A pesquisa abrangeu o período de 2011 a 2021 e identificou cinco conceitos de mídia espontânea: 1) como atitude do consumidor (boca-a-boca); 2) como atitude voluntária do veículo de comunicação; 3) como esforço intencional da organização; 4) como publicidade encoberta; e 5) via jornalismo para diminuir saturação por mensagens publicitárias. Foram selecionados doze artigos científicos para análise.

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Biografia do Autor

Rafael Foletto, UFSM

Docente do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM - Campus Frederico Westphalen. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa. Realizou estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq-Brasil. Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos. 

Juliana Maria da Silva Lyra, UFRN

Graduada em Publicidade e Propaganda pela UFRN. Bolsista de iniciação científica Laboratório de Inovação tecnológica em Saúde Saúde – LAIS/HUOL/UFRN (Projeto "Sífilis Não")

Ana Cláudia Costa de Araújo., UFRN

Doutora pelo PPG em Estudos da Mídia da UFRN e em Comunicación Audiovisual, Publicidad y Relaciones Públicas na Universidade Complutense de Madrid (Cotutela). Pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS/HUOL/UFRN (Projeto "Sífilis Não") e integrante do Grupo de Pesquisa Pragma (UFRN/CNPq).

Juciano de Sousa Lacerda, UFRN

Doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Pós-doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professor Associado IV do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN. 

 

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Publicado

2024-12-31

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