ARQUIVO PESSOAL ÁTILA ALMEIDA

Organização e preservação de acervo permanente pelas lentes da Arquivologia

Autores

  • Larissa Fernandes Silva Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Os arquivos permanentes são fundamentais para salvaguardar documentos que contêm informações relevantes, seja para a cultura regional, memória social ou demais áreas. Quando algumas personalidades regionais possuem acervos valiosos e estes são adquiridos por uma instituição, é necessário traçar métodos de organização, preservação e conservação. Nesse viés, essa pesquisa bibliográfica tem por objetivo apresentar o quadro de arranjo do Arquivo Pessoal Átila Almeida como instrumento de organização desse arquivo permanente, destacando as ações básicas de preservação e conservação como áreas fundamentais para manter acessível a história, memória, cultura e literatura através dos documentos. Diante disso, revisamos a evolução da Arquivologia como campo científico, trouxemos as definições e características de um arquivo pessoal e um arquivo permanente, destacando também os conceitos de preservação, conservação e restauro enfatizando algumas técnicas básicas. Além disso, dedicamos um tópico para destacar a biblioteca de obras raras Átila Almeida e o Arquivo Pessoal de Átila Almeida, bem como, sendo o objetivo desse estudo: o quadro de arranjo de um dos seus fundos arquivísticos concluído. Por fim, reforçamos a importância de as instituições reconhecerem a relevância e potencial informativo dos arquivos permanentes e sugerimos a elaboração de uma política de conservação preventiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Fernandes Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Arquivologia pela UEPB. Mestranda em Ciência da Informação na UFPB. Desenvolve pesquisas na área de usuários da informação, estudos de usuário: educação, busca, uso e necessidade.

Referências

ARQUIVO NACIONAL. (Brasil). Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. (DBTA). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

BELLOTTO. H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

BIBLIOTECA DE OBRAS RARAS ÁTILA ALMEIDA.Imagens da descrição dos catálogos. S.d. Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em: https://bibliotecaatilaalmeida.uepb.edu.br/ Acesso em: 06 de ago. 2021.

CASSARES, N. C. Como fazer conservação preventiva em arquivo e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000.

COSTA E FILHO, C. M. O ciclo vital dos documentos no âmbito da Arquivologia: surgimento, disseminação e interpretações. Pesq. Bras. em Ci. da Inf. e Bib., João Pessoa, v. 11, n. 1, p. 187-202, 2016.

INDOLFO, A. C. Gestão de documentos: Uma renovação epistemológica no universo da Arquivologia. Arquivística.net, Rio de janeiro, v.3, n.2, p. 28-60, jul./dez. 2007.

MEDEIROS, N.L.; AMARAL, C. M. G. A Representação do ciclo vital dos documentos: Uma discussão sob a ótica da gestão de documentos. Em Questão, Porto Alegre, RS, v. 16, n. 2, p. 297-310, jul./dez. 2010.

NASCIMENTO, F. B. Estudo sobre a preservação documental do arquivo prof. Átila de Almeida. Monografia. (Especialização em gestão em arquivos). 61f. 2013. Universidade Federal de Santa Maria. Universidade Aberta do Brasil. Centro de Sociais e Humanas. 2013.

OLIVEIRA, L. M. V. MACÊDO, P. L. P. SOBRAL, C. C. Arquivos pessoais e intimidade: da aquisição ao acesso. Revista do Arquivo, São Paulo, n. 4, p. 1-13, 2016.

PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. 3º ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

REIS, L. O arquivo e Arquivística evolução histórica. Biblios. Ano 7. N.24. abr./jun. 2006.

RIBEIRO, F. A Arquivística como disciplina aplicada no campo da Ciência da Informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 1, n. 1, p. 59-73, jan./jun. 2011.

RODRIGUES, M. Memória, patrimônio, bibliotecas nacionais e a construção da identidade coletiva. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 243-262, mai/dez. 2015.

SPINELLI, J. Recomendações para a higienização de acervos bibliográficos & documentais. Disponível em: Acesso em: 06 de ago. 2021.

Downloads

Publicado

28-12-2021

Como Citar

SILVA, L. F. ARQUIVO PESSOAL ÁTILA ALMEIDA: Organização e preservação de acervo permanente pelas lentes da Arquivologia . Archeion Online, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 119–137, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/archeion/article/view/60625. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência