Arquivologia e sustentabilidade nas escolas

uma revisão da literatura

Autores

  • Viviane Barreto Motta Nogueira Universidade Estadual da Paraíba
  • Josivan Félix do Nascimento
  • Jacqueline Echeverría Barrancos Universidade Estadual da Paraíba
  • Eliete Correia dos Santos Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Arquivologia, Sustentabilidade, Escolas, Educação Ambiental, Meio Ambiente

Resumo

O arquivista é um profissional multidisciplinar. Seu trabalho perpassa pelo planejamento de políticas e programas de gestão de documentos, organização, acompanhamento, assessoramento, direção de instituições arquivísticas e serviços de arquivo. Conhecer o atual cenário da arquivologia e sustentabilidade nas escolas em pesquisas brasileiras e internacionais se traduz em um processo importante. Dessa forma, objetivou-se realizar uma síntese da literatura nacional e internacional sobre as temáticas: arquivologia e sustentabilidade nas escolas. É uma revisão da literatura entre janeiro de 2018 e maio de 2023, nos idiomas português, inglês e espanhol, publicadas no Brasil em periódicos CAPES e Google acadêmico. Foram utilizados os descritores: Gestão documental, Sustentabilidade e Escolas. Foram excluídos da amostra artigos de revisão, dissertações, teses, boletins e relatórios. Na coleta foi utilizado o Systematic Review and Meta-Analyses (PRISMA). Após seleção da amostra, foi realizada a Análise de Conteúdo de Bardin com os termos chave triados no IRAMUTEQ. Analisaram-se publicações no Google Acadêmico (n = 15.700 | 99,9172%) e Periódicos CAPES (n = 13 | 0,0827%), totalizando 15.713 artigos encontrados. Emergiram duas classes/clusters: Classe I – prevaleceram as formas textuais “questão” e “social” e Classe II – “escola”, “estudo” e “gestão”, ambos com p- valor < 0,05. Os estudos focaram em diferentes variáveis sobre arquivologia e sustentabilidade nas escolas. Observou-se escassez de estudos, o que evidencia a necessidade de pesquisas sobre a problemática. Por fim, o presente estudo demonstrou conceitos, lacunas e um cenário atual que carece reflexões.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Barreto Motta Nogueira, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Recursos Naturais - Universidade Federal de Campina Grande (2013). Mestre em Desenvolvimento Regional - Universidade Estadual da Paraíba (2001). Bacharel em Administração - Universidade Federal da Paraíba (1993). Professora DE da Universidade Estadual da Paraíba (1998/Atual) dos Cursos: Administração (Campus I) e Arquivologia (Campus V), da Graduação e Pós-Graduação (presencial, EAD e remoto). Experiência administrativa como Chefe do Departamento de Administração e Economia (2007/2009- 2018/atual), Coordenadora Adjunta do Curso de Administração (2016/2018), Coordenadora do Curso de Administração (2003/2007), Coordenadora dos Cursos de Especialização (Lato Sensu) em Gestão de Recursos Humanos (2002) e Gestão Estratégica da Micro e Pequena Empresa (2003/2004). Avaliadora Ad hoc do Instituto Nacional de pesquisa Educacionais - INEP (2018/atual). Pesquisadora do CNPQ, Líder do Grupo de Pesquisa: Gestão Organizacional Pública e Privada. Autora do livro Logística Reversa de Embalagens de Produtos Agrotóxicos (2017) e organizadora dos livros impressos e E-books: Pesquisa em Administração (2017) e Organização, Trabalho e Sustentabilidade (2017). Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Iniciação Científica (PIBIC/PROBEX) e Monografias de Pós-Graduação, com ênfase em Logística Empresarial, Logística Reversa, Administração de Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Processos, Gestão Documental e Gestão Pública. e-mail: vivianemotta@servidor.uepb.edu.br

Josivan Félix do Nascimento

Estudante do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/Campus V). João Pessoa - PB. e-mail: josivan.nascimento@aluno.uepb.edu.br  

Jacqueline Echeverría Barrancos, Universidade Estadual da Paraíba

Pós-Doutorado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo (2021/2023), com a Pesquisa: Desenvolvimento de um Instrumento para Avaliação da Inteligência Organizacional nas Instituições de Ensino Superior. Doutora em Administração, na Linha de Pesquisa "Estratégias Empresariais", (2003). Mestre em Administração (1990) e Bacharel em Administração (1985), obtidos os três graus na UFPB. Atualmente é Professora Associada Nível "D" da Universidade Estadual da Paraíba Campus V. Ex Vice Diretora do Campus V (Indicada para a gestão de Fev a Abr/2023). Ex Diretora do Campus V - eleita para a gestão de 2016 à 2020 (UEPB). Ex-coordenadora do Curso de Bacharelado em Arquivologia da (UEPB), Ex Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração Pública a Distância da (UEPB) e Ex Coordenadora do Curso de MBA em Gestão de Pessoas (UEPB). Tem experiência em atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Na graduação atua como professora nos Cursos de Bacharelado em Arquivologia , atuando principalmente nos seguintes temas: (i) Empreendedorismo (com ênfase em atividades de educação empreendedora. ii) Arquivologia (com ênfase em marketing, qualidade e recursos humanos). iii) Gestão Pública (com ênfase em Logística e estratégias organizacionais). e iv) Ciência da Informação (com ênfase em Inteligência Organizacional e Gestão do Conhecimento). e-mail: jacquebarrancos@servidor.uepb.edu.br

Eliete Correia dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE - PNPD-CAPES. Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Concluiu o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), na Universidade do Porto - PT, na interface com o Curso de Ciência da Informação e Linguística. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Possui graduação em Letras e Arquivologia. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba - do Curso de Arquivologia e coordenadora e professora permanente do PPGDARQ-UEPB/UFPB. Profa. Colaboradora do PPGLE-UFCG. Experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ações educativo-culturais em arquivos, linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, linguagem e ensino, letramento, estudos Bakhtinianos. No momento, seu objeto de dedicação e estudo é a produção escrita dos gêneros acadêmicos com ênfase nos estudos bakhtinianos, ações educativo-culturais e metodologias decoloniais em arquivos. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória. Também é membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Enunciativa e Sócio-Interacional - GPLEI, atuando na linha Linguagem, ensino e tecnologia. e-mail: elietesantos@gsuite.uepb.edu.br

Referências

ALMEIDA, R. et al. Desafios à sustentabilidade em uma instituição de ensino superior na Bahia. Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais, p. 1-15, 2019.

BALBINO, G. M. S.; CHAGAS, C. A. Papel pedagógico do arquivista e sua inserção na difusão e mediação da informação. ÁGORA: Arquivologia em debate, v. 28, n. 57, p. 227- 238, 2018.

BARBOSA, G.; OLIVEIRA, C. T. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 37, n.1, p. 323-335, 2020

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999.

BRANDSTETTER, M. C. G. O.; RIBEIRO, H. R. O. Causas de custos adicionais e impacto financeiro em obras públicas sob a perspectiva da gestão de risco. Ambiente construído, v. 20, p. 41-63, 2019.

BRASIL. Lei n.12.853, de 14 de agosto de 2013. Altera os arts. 5º, 68, 97, 98, 99 e 100, acrescenta arts. 98-A, 98-B, 98-C, 99-A, 99-B, 100-A, 100-B e 109-A e revoga o art. 94 da Lei n.9.610, de 19 de fevereiro de 1998, para dispor sobre a gestão coletiva de direitos autorais, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2013.

BRITO, R. O.; CUNHA, C.; SIVERES, L. Gestão participativa e sustentabilidade socioambiental: um estudo em escolas da rede pública de Sobral-CE. Ciência & Educação, v. 24, n. 2, p. 395-410, 2018.

BRÜSEKE, F. J. O problema do desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez, 1995.

CALGARO, C. Desenvolvimento sustentável e consumo: a busca do equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. RELAÇÕES DE CONSUMO Meio ambiente, p. 45, 2009.

CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 15, p. 679-684, 2006.

CARVALHO, I. C. M. A pesquisa em educação ambiental: perspectivas e enfrentamentos. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 15, n. 1, p. 39-50, 2020.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

CARVALHO, V. G.; ESTENDER, A. C. Conscientização ambiental contribuindo para eliminar o desperdício e ampliar as ações a favor do meio ambiente. Revista Desafios, v. 4, n. 2, p. 150-166, 2017.

CHALITA, G. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2002.

CLARO, P. B. O.; CLARO, D. P.; AMÂNCIO, R. Entendendo o conceito de sustentabilidade nas organizações. Revista de Administração-RAUSP, v. 43, n. 4, p. 289-300, 2008.

COELHO, A. L. A. L. et al. Educação para sustentabilidade e gestão pública em uma escola estadual na cidade de João Pessoa–PB. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v. 12, n. 4, p. 23-38, 2018.

DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.

DUARTE, N. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de AN Leontiev. Cadernos Cedes, v. 24, p. 44-63, 2004.

FERREIRA, L. C. et al. Educação ambiental e sustentabilidade na prática escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 2, p. 201-214, 2019.

FONTANELLA, B. J. B. et al. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cad. Saúde Pública, v. 27, p. 388-394, 2011.

GALVÃO, T. F.; PANSANI, T. S. A.; HARRAD, D. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 24, p. 335-342, 2015.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. 5.ed. Campinas: Papirus,1995.

GUIMARÃES, M. Educação ambiental crítica. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 25-34, 2004.

LIRA, W. S.; CÂNDIDO, G. A. Gestão sustentável dos recursos naturais: uma abordagem participativa. Eduepb, 2013.

LOURENÇO, M. L.; CARVALHO, D. Sustentabilidade social e desenvolvimento sustentável. RACE, Unoesc, v. 12, n. 1, p. 9-38, 2013.

MACEDO, M. et al. Revisão bibliométrica sobre a produção científica em aprendizagem gerencial. Gestão e Sociedade, v. 4, n. 8, p. 619-639, 2010.

MENTZ, B. L.; SCHREIBER, D. PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS EM ESCOLAS

TÉCNICAS. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 9, p. 880-897, 2020.

MOHER, D. et al. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement J. Chinese Integrative Medicine, v. 7, n. 9, p. 889-896, 2009.

MOIMAZ, S. A. S. et al. Análise qualitativa do aleitamento materno com o uso do software IRAMUTEQ. Saúde e pesquisa, v. 9, n. 3, p. 567-577, 2016.

MORAIS, S. C. B. et al. Tecnologia da informação e desempenho da gestão documental em uma Universidade Federal. Perspectivas em C. Informação, v. 25, p. 3-30, 2020.

NARCIZO, K. R. S. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. REMEA-Rev. Elet. do Mestrado em Educação Ambiental, v. 22, 2009.

RAMOS, E. C. Educação ambiental: origem e perspectivas. Educar em Revista, p. 201-218, 2001.

RODRIGUES, G. S. et al. O estado da arte das práticas didático-pedagógicas em Educação Ambiental (período de 2010 a 2017) na Revista Brasileira de Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 1, p. 9-28, 2019.

SALVIATI, M. E. Manual do aplicativo Iramuteq. Planaltina, 2017. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par- mariaelisabeth-salviati. Acesso em: 12 maio 2023.

Downloads

Publicado

30-09-2023

Como Citar

BARRETO MOTTA NOGUEIRA, V.; FÉLIX DO NASCIMENTO, J. .; ECHEVERRÍA BARRANCOS, J.; CORREIA DOS SANTOS, E. Arquivologia e sustentabilidade nas escolas: uma revisão da literatura. Archeion Online, [S. l.], v. 11, n. Edição Especial, p. 85–103, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/archeion/article/view/68137. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)