ANÁLISE DE UMA AGENDA DE PESQUISA EM ARQUIVOLOGIA NA UNIRIO
um mapeamento de orientações acadêmicas (2010–2024)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2025v13n2.75653Resumo
Este artigo analisa uma agenda de pesquisa no campo da Arquivologia, mapeando e compreendendo o desenvolvimento das investigações realizadas por estudantes de graduação e mestrado sob a orientação de um professor do Departamento de Arquivologia da UNIRIO desde 2010. Foram identificadas dez linhas de pesquisa e oito estratégias metodológicas utilizadas nos trabalhos analisados. O estudo permite visualizar tendências da produção acadêmica na área, evidenciando contribuições teóricas e práticas, além de lacunas que ainda precisam ser exploradas, como a preservação digital, a aplicação de inteligência artificial na Arquivologia e a formulação de políticas arquivísticas. A sistematização desses dados contribui para o fortalecimento da Arquivologia como disciplina científica, incentivando novas investigações e promovendo maior integração entre teoria e prática.
Downloads
Referências
AGUIAR, A. F. S. de. Representação da informação arquivística: um mapeamento da produção científica e suas conexões interdisciplinares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2010.
ALBUQUERQUE, A. S. Os meios para preservar os documentos arquivísticos através de um plano de emergência no Arquivo da Marinha. 2014. Trabalho Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2014.
AZEVEDO, A. K. A. de. Gestão de informação arquivística em organizações. 2021. Trabalho Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia)-Universidade Federal Estado Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
AZEVEDO, F. E. As relações entre as atribuições legais e o mercado de trabalho arquivista no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2014.
BALMANT, F. V. Arquivo é patrimônio: reflexões sobre documentos eletrônicos, arquivologia e história. Trabalho Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2011.
BATISTA, L. de O. O Ensino de Classificação no Curso Bacharel em Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2019.
BESSA, J. C. Gestão de documentos na Fundação Oswaldo Cruz. 2014. Trabalho Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2014.
BETANCOURT, B. C. Recomendações para harmonização entre formação, profissão e trabalho no campo arquivístico brasileiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos)-PPGARQ-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2020.
BICUDO, M. A.V. Meta-análise: seu significado para a pesquisa qualitativa. REVEMAT. Florianópolis (SC), v. 9, Ed. Temática (junho), p. 07-20, 2014.
BRAGA, F. A. F. Uma perspectiva arquivística sobre acervos de amostras de rocha em empresas de petróleo. 2019. Trabalho Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro. 2019.
CAMARGO, S. N. Os instrumentos de pesquisa disponibilizados aos usuários em instituições brasileiras. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
CARDOSO, Caio. As relações entre Arquivologia e a Lei Geral de Proteção de Dados: uma análise dos cursos da Enap sobre LGPD. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
CASSOL, V. J. Tecnologias no ensino e aprendizagem de trigonometria: uma meta-análise de Dissertações e teses brasileiras nos últimos cinco anos. 2012. 84f. Dissertação-Educação em Ciências e Matemática-Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre 2012.
COELHO, Isabela Aguiar. Uma análise do Sistema Eletrônico de Informações na Agência Nacional do Cinema. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
COSTA, Flávia Ataide. Proposta de Atualização da política arquivística do Ministério Público Federal. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2022.
COUTINHO, S. A. Gestão de documentos na Fundação Getúlio Vargas. 2010. Trabalho Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
CRUZ, S. P. O conceito de gestão de documentos na literatura arquivística. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 2007.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2002.
DOMINGUES, Fernanda Baptista. O profissional de arquivologia no Brasil e nos Estados Unidos da América. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
DUARTE, L. C. O Centro de Memória do Club Vasco da Gama: um estudo de caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
FERREIRA, A. G. de S. Uma análise dos instrumentos de pesquisa dos Arquivos Públicos Municipais Brasileiros. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
FERREIRA, D. F. da S. Produção de conhecimento em avaliação de documentos entre 1993-2012: Uma análise dos artigos em periódicos científicos nacionais. 2016. Trabalho Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2016.
FONSECA, Natacha Silva. Arquivologia no Brasil: a consolidação de um campo científico e a configuração de uma rede. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
FREITAS, Thaís Rodrigues de. Plano de arranjo e descrição dos documentos arquivísticos do Museu Nacional de Belas Artes. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2006.
GOLDSCHMIDT, Fabiano. Arquivos com restrição no Sistema de Informação do Arquivo Nacional (SIAN). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
GUIMARÃES, Camila Barros. A informatização dos acessos: um estudo do módulo multinível do Sistema de Informações do Arquivo Nacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2011.
JARDIM, J. M. A Pesquisa em Arquivologia: um Cenário em Construção. In: VALENTIM, M. L. P., ed. Estudos avançados em Arquivologia [online]. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, p. 135-153.
LOPES, Shesma Luana Lima. O Arquivo Nacional como modelo de gestão para os arquivos públicos brasileiros. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
MARQUES, A. et al. A pesquisa em arquivos e Arquivologia no Brasil: análise dos grupos de pesquisa certificados pelo CNPq. (R. Pinto Venâncio, W. Antônio Silva, A. Nascimento, Eds.) Ensino e pesquisa em arquivologia: cenários prospectivos. In: V Reunião Brasileira De Ensino e Pesquisa em Arquivologia. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação: 2018.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9ª edição revista e aprimorada. São Paulo: Hucitec; 2006. 406 p.
MARTINS, C. H. M. Percepção brasileira sobre as perspectivas de mudança sobre o trabalho de descrição arquivística, propostas pelo RIC. 2021. Trabalho Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2021.
MARTINS, Erasmo Roney Paiva. Uma análise sobre avaliação de documentos arquivísticos a partir da tabela de temporalidade e destinação final de documentos das IFES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
MARTINS, Thais Tavares. A percepção dos estudantes de Arquivologia da UNIRIO sobre seus estágios. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
MATOS, Beatriz Lisboa de. Relação entre formação e profissão: percepção de egressos e concluintes do curso de Arquivologia da UNIRIO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
MELO, Mariana Tavares de. Arquivos pessoais fragmentados: acervos divididos por diferentes instituições. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
MIRANDA, Vanessa Leite. Aspectos arquivísticos da aplicação da Lei de Acesso à Informação nas Universidades Federais do Estado do Rio de Janeiro (maio de 2012 a maio de 2014). Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
NASCIMENTO, Bruno Vanzillotta do. A atuação do arquivista nos âmbitos público e privado do Rio de Janeiro: uma análise comparativa de atribuições. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
NEVES, Luciana Rumão Neves. A produção sobre Arquivos Pessoais no Brasil: a partir das produções do Banco de Teses da Capes (2000-2011). Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
OLIVEIRA, David Medeiros de. Avaliação de documentos arquivísticos nas instituições federais brasileiras. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
PAMPLONA, Walmor Martins. Arquivos de filmes e vídeos: reflexões sobre a trajetória da seção de filmes do Arquivo Nacional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
PASSOS, C. L. B. e outros. “Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: uma meta-análise de estudos brasileiros.” Quadrante, v. xv, n° 1 e 2, p. 193 – 219, 2006.
PEREIRA, Diogo Baptista. Diretrizes para o uso das redes sociais pelas instituições arquivísticas brasileiras. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
PEREIRA, Railane Antunes. Para além do valor probatório e administrativo: Arquivo, comunidade escolar e educação patrimonial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2016.
PIAÇA, Karina. dos Santos. Arquivologia: 40 anos da Lei da profissão de Arquivista no Brasil e a importância da criação dos Conselhos Profissionais Federal e Estaduais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
PINA, Valéria Pereira Chagas. O uso da norma Brasileira de descrição Arquivística no arquivo público do Estado do Rio de Janeiro e na casa de Oswaldo Cruz. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
PION, Luiza de Jesus. Mapeamento das ações culturais nos arquivos públicos da cidade do Rio de Janeiro (2002 -2012). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
PION, Mirian de Jesus. A percepção dos arquivistas no Arquivo Nacional sobre o compartilhamento das atividades arquivísticas com profissionais de outras áreas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
REGO, Alessandra de Alvarenga. A realidade da lei de acesso à informação no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
RIBEIRO, Cintia da Silva. A descrição arquivística no Brasil: Uma análise do Banco de Dados do Portal Memórias Reveladas. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
RIBEIRO, Cintia da Silva. Arquivos Públicos Municipais Fluminenses: um diagnóstico dos instrumentos de pesquisa. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
RODRIGUES, Fernanda da Silva. A representação arquivística nos instrumentos de pesquisa do CPDOC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
RODRIGUES, P. M. B. M. A dinâmica de Gestão de Documentos no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
RODRIGUES, Priscila da Moita. Instituto Vital Brazil e a manutenção da memória: o arranjo de fundos pessoais de cientistas da saúde. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
SÁ, Ana C. V. V. de. Percepções acerca das associações de Arquivologia membros do FNArq no primeiro semestre de 2023. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
SANTOS, A. R. A dimensão arquivística da informatização dos processos judiciais nos tribunais estaduais brasileiros. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
SANTOS, C. B. dos. Impactos do AtoM na descrição e no acesso aos acervos no Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz. Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
SANTOS, Gustavo Botelho Santos. Conflito entre teoria e prática e situação dos estudantes de Arquivologia em seus estágios: um estudo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2012.
SANTOS, Rafael Medeiros. Diagnóstico arquivístico sobre o processamento técnico dos acervos audiovisuais no Arquivo Nacional. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2023.
SEZINANDO, Lorrane Cristina Passos. A participação de atores arquivísticos na implementação da lei de acesso à informação no Poder Executivo dos estados brasileiros (2011-2015). 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
SILVA JUNIOR, Jorge Dias da. Reconfiguração do acervo da Seção de Memória e Arquivo do Museu Nacional após o incêndio. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
SILVA, A. F. Análise comparativa dos instrumentos de pesquisa da Biblioteca Nacional e Arquivo Nacional: percepções dos usuários sobre os instrumentos disponibilizados. 2018. Trabalho Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
SILVA, B. C. B. P. da. A invenção do Arquivo pessoal de Santos Dumont. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
SILVA, Camilla de Almeida. Em que medida ou como as fontes Arquivísticas têm sido utilizadas na construção de memórias sobre os clubes de futebol, tomando como base o Fluminense Football Club. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2014.
SILVA, Cesar Filipe Manoel da. Incentivo ao empreendedorismo na graduação em arquivologia: estudo de caso da UNIRIO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
SILVA, Fábio Barros da. Roteiro de aplicação da gestão por processos na gestão de documentos na UFRJ. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
SILVA, M. C. D. C. da. Os instrumentos de pesquisa das instituições custodiadoras de acervos arquivísticos na cidade do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2016.
SOARES, Iza de Souza Marcelino. Memória Social na formação dos arquivistas no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
SOBRINHO, Fabrícia Barbosa da Silva. Atuação dos arquivistas no âmbito da administração pública federal do Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
TRANCOSO, A. R. de M. A abordagem de ensino da linguagem audiovisual do Cineduc na construção discursiva da memória social da juventude "gostosense". 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
VARGAS, Daniel da Silva. Segurança e Saúde do Trabalhador de Arquivo: mapeamento desta questão com profissionais e estagiários que desempenham atividades arquivísticas no Município do Rio de Janeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
VASKO, Samara Botelho. Digitalização de documentos no Brasil: Tecnologias e Regulamentações. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
XAVIER, Jean Maciel. Diagnóstico da gestão de documentos no Departamento Geral de Ações Socioeducativas - Novo DEGASE. Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
ZIMMER, L. Qualitative meta-synthesis: a question of dialoguing with texts. Journal of Advanced Nursing, v. 53, n. 3, p. 311-318, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).










