Filme e fenomenologia: Reflexões sobre o cinema na filosofia de Merleau-Ponty

Autores

  • Rodrigo Poreli Moura Bueno Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.41894

Palavras-chave:

M. Merleau-Ponty, Cinema, Percepção

Resumo

O objetivo principal deste artigo é compreender o papel que o cinema possui na filosofia de Merleau-Ponty. Para este autor, as análises de um objeto em geral, aplicam-se igualmente ao cinema enquanto este é um objeto a se perceber e não a pensar, isto é, quando se percebe não se pensa o mundo, ele se organiza perante o indivíduo. Estas suas análises permitem compreender o filme como a arte de tornar visíveis objetos e comportamentos, já que o cinema é o que torna visível o invisível das nossas relações com o outro, mostrando um diálogo entre visível e invisível. Dessa maneira, o interesse do filósofo pelo cinema, enquanto objeto percebido, baseia-se na sua contribuição para a fenomenologia da percepção e do olhar e também na possibilidade de uma aproximação em relação aos outros e à intersubjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBARAS, Renaud. De L’Être Du Phénomène: sur l’ontologie de Merleau-Ponty. Grenoble: Jérôme Millon, 1991.

CABRERA, Júlio. O cinema pensa. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

CAVELL, Stanley._The World Viewed: reflections on the Ontology of Film. Cambridge: Harvard University Press, 1979.

DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.

DILLON, M. C. Merleau-Ponty’s Ontology. Evanston: Northwestern University Press, 1997.

FERRAZ, Marcus Sacrini Ayres. Fenomenologia e ontologia em Merleau-Ponty. São Paulo: Papirus, 2009.

MARKS, Laura U. The Skin of the Film: Intercultural Cinema, Embodiment, and the Senses. Durham, NC: Duke University Press, 2000.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Éloge de la philosophie et autress essais. Paris: Gallimard, 1953.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Sens et Non-sens. Paris: Nagel, 1966.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Résumés de cours. Collège de France, 1952-1960. Paris, Gallimard, 1968.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O cinema e nova psicologia. In: XAVIER, Ismail (org.). A Experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Graal; Embrafilme, 1983. p. 103-117.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Notes de Cours 1959-1961. Paris: Gallimard, 1996.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Parcours Deux – 1951-1961. Lagrasse: Verdier, 2000.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Le Visible et l’Invisible. Paris: Gallimard, 2006a.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção: São Paulo: Martins Fontes, 2006b.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O Visível e o Invisível. São Paulo: Perspectiva, 2009.

MORIN, Edgar. O Cinema ou o Homem imaginário. Lisboa: Relógio d’Água, 1997.

SOBCHACK, Vivian. The Address of the Eye: A Phenomenology of Film Experience. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1991.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Bueno, R. P. M. (2018). Filme e fenomenologia: Reflexões sobre o cinema na filosofia de Merleau-Ponty. Aufklärung: Revista De Filosofia, 5(3), p.77–88. https://doi.org/10.18012/arf.2016.41894