Uma Reflexão do Modelo de Espaço Público Habermasiano

Autores

  • José Ronaldo de Oliveira Marques Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.43718

Palavras-chave:

Burguesia, Democracia deliberativa, Espaço público

Resumo

Resumo: Resumo: O presente artigo tem como finalidade investigar o conceito de espaço público ou Öffentlichkeit em Habermas, como principal foco a análise e a crítica da política burguesa que, segundo o autor, reordenou o modelo de poder e de economia na sociedade Ocidental, como também a ideia de publicidade. Assim o desenvolvimento desta reflexão se situa a partir do próprio esforço que Habermas fez na sua obra inaugural sobre o espaço público em Mudança Estrutural da Esfera Pública (2003), desenvolvendo uma genealogia e um conceito de espaço público que ampliou a ideia de democracia. Habermas investigou também a natureza do espaço público político burguês que conquistou poder e ascensão social. A análise habermasiana da esfera pública diz respeito, ainda as mudanças políticas, sociais e econômicas que desenharam uma nova estruturação da sociedade entre os séculos XVIII e XX, principalmente com o advento da burguesia. Tal estruturação levou a um novo ordenamento jurídico do espaço público com leis que garantiram não só a circulação de mercadorias, mas de ideias. Com efeito, o deslocamento do poder para a burguesia gerou também mudanças na divulgação de outras ideias. No entanto, a publicidade burguesa recebeu nuances tendenciosas fazendo da imprensa um veículo de manipulação das massas. Partindo desta reflexão analisaremos a publicidade como fomentadora de uma ideologia burguesa que recebeu críticas do autor. Falar de espaço público é falar também do papel do cidadão de estado que, de acordo com filosofia kantiana, é vista a partir da ideia de concordância pública, em Hegel com a opinião pública. Já em Marx o papel do cidadão se dá pela emancipação política do proletariado. O papel do cidadão no modelo de espaço burguês fica fragmentado, pois ele perde suas capacidades comunicativas como consequência da burocratização estatal. Este modelo fragmentado é visto a partir da relação antagônica de “sistema” e “mundo da vida”, tratando a política como poder de barganha. Por fim, uma ideia de esfera pública livre e independente é central para a democracia deliberativa que tem como princípio resguardar as capacidades comunicativas dos cidadãos com o intuito de chegar a ideia de bons argumentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ronaldo de Oliveira Marques, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando no Programa Integrado de Pós-Graduação em Filosofia (PIPGF/UFPB-UFPE-UFRN), Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), UFPB, João Pessoa, PB, Brasil.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 4ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

ARISOTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Borhheim, Abril Cultural 1ª edição, São Paulo, 1973.

AVRITZER, Leonardo. Teoria democrática e deliberação pública em Habermas e Ralws. Departamento de Ciência Política da UFMG, 2000.

AVRITZER, Leonardo. A moralidade da democracia. Belo Horizonte: Perspectiva/UFMG, 1996.

BEISER, Frederick C. (Org.) et ali. Hegel. Tradução de Guilherme Rodrigues Neto. São Paulo: Ideias & Letras, 2014. Companions & Companions)

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Paz e Terra 2000.

BOHMAN, James. Public Deliberation: pluralism, complexity, and democracy. Cambridge: The MIT Press, 1996.

BRENNAND, Edna Gusmão de Goés. Democracia e construção do espaço público em Jurgen Habermas. In BRENNAND, Edna Gusmão de Goés, et al. Washington (org.) Diálogos com Jurgen Habermas. João Pessoa, Ed. Universitária/UFPB, 2006, p. 31-45.

FARIA, Cláudia Feres. Democracia deliberativa: Habermas, Cohen e Bohman. Lua Nova. 2000, nº.50, p. 47-68.

GARCIA, Vileni. Jurgen Habermas: uma concepção deliberativa de democracia. In. LYRA, Rubens Pinto. (org.). Teoria Política - do Renascimento à contemporaneidade, João Pessoa: Ed. Universitária, 2007, p. 192-207.

HABERMAS, Jurgen. A Lógica das Ciências Sociais. Tradução de Marco Antônio Casa Nova. Petrópolis: Vozes, 2009.

HABERMAS, Jurgen. Between Facts and Norms. Cambridge: Mit Press, 1995.

HABERMAS, Jurgen. Comentários à ética do discurso. Tradução: Gilda Lopes Encarnação. Lisboa: Instituto Piaget, Editorial Minerva, 1991a.

HABERMAS, Jurgen. Consciência moral e agir comunicativo. Tradução de Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003 a .

HABERMAS, Jurgen. Crise de legitimação no capitalismo tardio. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1980.

HABERMAS, Jurgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Vol. I e II. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

HABERMAS, Jurgen. Entre Naturalismo e Religião. Estudos Filosóficos. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler: Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007.

HABERMAS, Jurgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigação quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Tradução de Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003 b.

HABERMAS, Jurgen. O Discurso Filosófico da Modernidade. Trad. de Luiz Sérgio Raposa Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

HABERMAS, Jurgen. Passado como futuro. Tradução Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993.

HABERMAS, Jurgen. Pensamiento postmetafísico. Madrid: Taurus, 1990a.

HABERMAS, Jurgen. Perfiles Filosóficos. Madrid: Taurus, 1971

HABERMAS, Jurgen. Racionalidade e Comunicação. Tradução Paulo Rodrigues. Lisboa: Edições 70, 1996.

HABERMAS, Jurgen. Textos e contextos. Tradução de Sandra Lippert Vieira. Lisboa: Instituto Piaget, Stória Editores, 1991b.

HABERMAS, Jurgen. Verdade e justificação. Ensaios filosóficos. Tradução de Milton Camargo Mota. São Paulo: Edições Loyola, 2004 b.

HABERMAS, Jurgen. A inclusão do outro. Estudos de teoria política. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004 a.

HABERMAS, Jurgen. Teoria de la acción comunicativa, T I. Racionalidade de la acción y racionalización social. Buenos Aires: Taurus, 1990 b.

HERRERO, Francisco Javier. Ética do discurso. UFMG, 2000.

HERRERO, Francisco Javier. Habermas: Sociologia. (Orgs. Barbara Freitag e S. P. Rouanet). São Paulo: Ática, 1980.

HERRERO, Francisco Javier. A pragmática transcendental como filosofia primeira. In: Síntese. Nova Fase, vol. 24, nº 79, 1997, p. 497-512.

HERRERO, Francisco Javier. O discurso na visão da pragmática trascendental. In: Fundamentos e dimensões da análise do discurso - Hugo Mari (Org). Belo Horizonte: Fale-UFMG, 1999, p. 59-71.

KANT, Immanuel. Textos Seletos. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão. 3. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2005.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução de Leopoldo Holzbach. São Paulo: Martin Claret, 2003. .

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo. Tradução de Anoar Aiex e E. Jacy Monteiro. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

LUBENOW, Jorge Adriano. A categoria de esfera pública em Jürgen Habermas: para a reconstrução da autocritica. 2 ed. Curitiba Paraná, 2015.

LUHMANN, Niklas. Legitimação pelo procedimento. Trad. Maria da Conceição Corte-Real. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1980. (Coleção pensamento político, 15).

MAIA, Rousiley Celi Moreira; FERNANDES, Adélia Barroso. O Movimento Antimanicomial como agente discursivo na esfera pública política. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Anpocs, Nº 48, 2002, p. 157-172.

MARX, Karl. O Rendimento e Suas Fontes. Tradução de Edgard Malagodi. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

OLIVEIRA, Manfredo. Filosofia política contemporânea. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

RAWLS, John. Political Liberalism. New York: Columbia University Press, 1993.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça; Nova tradução, baseado na edição americana revista pelo autor, Jussara Simões; revista técnica e de tradução Álvaro de Vita. 3º edição. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

REIS, Fábio Wanderley. Cidadania, Mercado e Sociedade Civil. In: Teoria e Utopia. São Paulo, Edusp, 2000.

ROCHLITZ, Rainer. O Uso público da razão. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 2005.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Do contrato social; tradução de Lourdes Santos Machado; Introdução e notas de Paul Arbouse – Bastilde e Lourival Gomes Machado. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Marques, J. R. de O. (2018). Uma Reflexão do Modelo de Espaço Público Habermasiano. Aufklärung: Revista De Filosofia, 5(3), p.181–192. https://doi.org/10.18012/arf.2016.43718