Conhecimento e educação no pensamento de Kant

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2019.45647

Resumo

O objetivo fundamental deste artigo consiste em fazer uma abordagem sobre dois temas essenciais da filosofia kantiana: a educação e o conhecimento. Embora tenham sido discutidos e refletidos em obras diferentes é possível estabelecer uma relação de interface entre ambos, principalmente nos livros Crítica da razão pura, Sobre a pedagogia e no texto Resposta à pergunta: que é esclarecimento? No estudo do objetivo proposto, partiu-se de uma análise dos textos indicados, considerando que a construção as ideias têm sua relação com as condições históricas. Além da razão, Kant considerou a educação um requisito imprescindível para a formação de uma subjetividade livre e autônoma. Para que ela ocorra com eficiência é necessária a disciplina como instrumento pedagógico para formar indivíduos não somente civilizados, mas também esclarecidos. Esse projeto de formação para o ser humano também pressupõe o conhecimento, uma vez que, para o filósofo, a disciplina intelectual constitui um fator indispensável para o ato de conhecer. Assim, além das condições necessárias e estruturais para o sujeito ser agente cognoscente são necessários também os mecanismos que o desenvolvam. Em relação a isso, resulta o fato de que a educação constitui a condição essencial no aperfeiçoamento civilizatório da humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Aliçandro Bordin, Unicesumar Pontifícia Universidade Católica do Parana - Maringá

Mestre e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e graduado em Filosofia pela USC, Bauru-SP. É professor de Ética na PUCPR e professor bolsista (ICETI) no mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizaçoes, Unicesumar.

José Aparecido Pereira, Unicesumar; PUCPR

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração (1996), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UNOPAR, Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003) e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). É membro da COPESQ - Comissão de pesquisa da Pontifícia Universidade Católica - Campus Maringá. É docente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Maringá atuando nos cursos de Psicologia, Filosofia e Direito e nas seguintes áreas: História da Filosofia, Ética, Epistemologia, Metafísica, Filosofia Política, Estética, Lógica, Filosofia da Educação, Sociologia. Também é docente no Programa de mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações da UniCesumar, bem como pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI). Participa do BASIs/SINAES/INEP/MEC como avaliador Institucional e de Cursos (modalidade presencial e a distância).

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 6 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

BRÉHIER, E. História da filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1997.

DELUMEAU, Jean. A civilização do Renascimento: Lisboa: Edições 70, 2017.

Girotti, Marcio Tadeu. Iluisão transcendental e seu papel positivo no processo de conhecimento: um paradoxo da razão? São Carlos: Anais do Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, 2015, p. 235-244. In. http://www.ufscar.br/~semppgfil/wp-content/uploads/2012/04/Marcio-Tadeu-Girotti.pdf

Acesso em 01/04/2019.

JÚNIOR, Elias de Souza. Educação e moral no pensamento de Kant. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2005, Dissertação de mestrado, p. 1-109. Acesso: http://www.ppe.uem.br/dissertacoes/2005-Elias_Junior.pdf. Acesso em 03/04/2019

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é esclarecimento? In. KANT, Immanuel. Immanuel

Kant: textos seletos. Tradução de Emmanuel Carneior Leão. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 63-71.

____¬____, Notícias do prof. Immanuel Kant sobre a organização de suas preleções no semestre de inverno de 1765 -1766. In. KANT, I. Lógica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992, p. 169-181.

________, Sobre a Pedagogia. Trad. Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Unimep, 2002.

________, Crítica da razão pura. 3 ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1994.

_________Crítica da razão pura. 2. ed. Traduzido do original alemão por Valerio Rohden e Udo Baldur Moosburguer. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

NODARI, Paulo César; SAUGO, Fernando. Esclarecimento, educaçao e autonomia em Kant. Caxias do Sul: Conjectura, v. 16, n.1, jan./abr.2011, p. 133-167. In. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/892/615 Acesso em 10/03/2019.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-20

Como Citar

Bordin, R. A., & Pereira, J. A. (2019). Conhecimento e educação no pensamento de Kant. Aufklärung: Revista De Filosofia, 6(3), p.85–94. https://doi.org/10.18012/arf.2019.45647