A herança de Leibniz na compreensão de lógica de Christian Wolff

Autores

  • Mitieli Seixas da Silva Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2019.49456

Resumo

A tentativa de compreender a árvore genealógica da lógica geral, especialmente nos séculos XVII e XVIII e, particularmente, nos ambientes acadêmicos europeus, nos levou a uma investigação acerca da compreensão de lógica geral que encontramos em Christian Wolff. O estudo deste, por sua vez, nos mostrou que são duas as tradições que chegam à sua influência: a tradição da lógica das ideias, representada por John Locke e pelos Messieurs da Lógica de Port-Royal e a tradição escolástica, representada, notadamente, por Gottfried Wilhelm Leibniz. Neste texto, nos ocuparemos de retraçar, em linhas gerais, essa dupla influência com o objetivo de destacarmos aquilo que acreditamos ser a herança leibniziana da compreensão de lógica geral em Christian Wolff.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mitieli Seixas da Silva , Universidade Federal de Santa Maria

Possui Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) com período sanduíche na Universidade da Califórnia - Berkeley, sob supervisão da profa. Hannah Ginsborg e financiamento da CAPES. Possui Mestrado em "Philosophie allemande et française", pelo Consórcio Erasmus Mundus, Université catholique de Louvain, Bergische Universität Wuppertal e Université du Luxembourg (2011), Mestrado (2008) e Graduação (2005) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora da Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria/RS) desde julho de 2017. Tem experiência em pesquisa na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna, História da Filosofia, Metafísica e Epistemologia. Tem experiência em docência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: introdução à filosofia, ensino de lógica, epistemologia e ética.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Mitieli Seixas da Silva. (2019). A herança de Leibniz na compreensão de lógica de Christian Wolff. Aufklärung: Revista De Filosofia, 6(esp.), p.37–50. https://doi.org/10.18012/arf.2019.49456