A possibilidade de uma "ética quântica" a partir do pensamento de Amit Goswami

Autores

  • José Francisco de Assis Dias Universidade do Oeste do Paraná
  • Ronaldo de Oliveira Universidade do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7i1.49873

Palavras-chave:

Ética quântica, Amit Goswami, Consciência quântica, Responsabilidade ética

Resumo

Esta pesquisa tem como tema a filosofia idealista monista de Amit Goswami que postula a Consciência Quântica como princípio unificador e mediador de toda a realidade em suas diversas facetas, manifestadas ou em potencial. Pretende-se responder ao problema sobre a possibilidade de uma ética quântica a partir do pensamento de Amit Goswami. Para tanto, apresenta-se a relação epistemológica entre “criatividade quântica e ética quântica”; depois, a “responsabilidade e ética quântica”; sem negligenciar os “critérios universais de uma ética quântica”; por fim, a relação entre “ética quântica e propósito”. Esta pesquisa justifica-se pelo fato de a física quântica ser fundamento teórico para muitas invenções tecnológicas e ainda não existirem muitos estudos filosóficos que demonstram as implicações éticas desta ciência, tecnicamente bem-sucedida. A metodologia empregada foi de análise crítica das principais obras de Amit Goswami, sendo O Universo Autoconsciente (2003) a principal fonte por oferecer os elementos teóricos básicos para compreensão da temática pesquisada, pois nas demais obras o autor explora os conceitos fundamentais nela apresentados. Espera-se evidenciar que ao expandir consciência de uma pessoa, ela possa fazer escolhas com originalidade a partir de um nível inviolado, que é a consciência quântica,  tornando-se criativa e responsável; o processo de descoberta da autoconsciência como desdobramento autorreferencial da Consciência, se aplicado à educação, tem impacto direto nas relações entre as pessoas visto que podem se descobrir como co-criadores da realidade porque se percebem como observadores conscientes com autorreferência, como sujeitos que escolhendo com criatividade podem transformar o mundo enquanto se transformam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco de Assis Dias, Universidade do Oeste do Paraná

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (2008). Adjunto da Universidade do Oeste do Praná - UNIOESTE, no Campus de Toledo-PR. Coordenador do curso de Licenciatura em Filosofia; pesquisador do Grupo de Pesquisa “ÉTICA E POLÍTICA”, da UNIOESTE, CCHS, Campus de Toledo-PR; parecerista de revistas filosóficas e jurídicas.

Ronaldo de Oliveira, Universidade do Oeste do Paraná

Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor de Filosofia da Secretaria de Estado de Educação do Paraná.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-06-07

Como Citar

José Francisco de Assis Dias, & Ronaldo de Oliveira. (2020). A possibilidade de uma "ética quântica" a partir do pensamento de Amit Goswami. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(1), p.163–176. https://doi.org/10.18012/arf.v7i1.49873