Liberalismo, neoliberalismo e a genealogia dos regimes veridicionais em Michel Foucault

Autores

  • Daniel Luis Cidade Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v8i2.59388

Palavras-chave:

Palavras- chave: liberalismo, neoliberalismo, biopolítica, veridição.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo expor as principais ideias de Foucault apresentadas em seu curso ministrado em 1979 no Collège de France, intitulado O nascimento da biopolítica. Em seguida, duas análises antagônicas de dois renomados intelectuais serão analisadas, a saber, A ultima lição de Foucault de Geoffroy de Lagasnerie e Y a-t-il um sujet biopolitique de Frédéric Gros. A partir daí será necessário compreender uma série de conceitos, como a recusa foucaultiana dos universais, a genealogia dos regimes veridicionais, a lógica da estratégia e o diagnóstico da política, para que possamos entender como, a partir de uma única obra, é possível a elaboração de duas análises tão distintas, com conclusões tão incompatíveis. Por último, buscamos elucidar como uma compreensão da obra a partir de uma leitura mais ampla, é possível resolver os principais conflitos colocados pelos autores. Mostraremos, por sua vez, que a análise de Gros é mais consistente com o pensamento de Foucault.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Luis Cidade Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre e doutor em Filosofia Política e Ética pela mesma instituição.

Professor substituto da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Referências

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 11. ed. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 2: O uso dos prazeres. 5. ed. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia das ciências e História dos Sistemas de Pensamento: Ditos e escritos. Vol. II. Tradução de Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

FOUCAULT, Michel. Omnes et Singulatim: para uma crítica da razão política. Tradução de Selvino J. Assmann. Desterro: Nephelibata, 2006.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. Estratégia, Poder-Saber: Ditos e escritos. 2. ed. Vol. IV. Tradução de Vera Lucia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

GROS, Frédéric. Y a-t-il um sujet biopolitique? Nóema, IV – 1/2013, p. 31 – 42. Disponível em: Acesso em 12 de maio de 2021.

LAGASNERIE; Geoffroy de. A última lição de Michel Foucault. Tradução de André Telles. São Paulo: Três Estrelas, 2013.

REVEL; Judith. Dicionário Foucault. Tradução de Anderson Alexandre da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-27

Como Citar

Gonçalves, D. L. C. (2021). Liberalismo, neoliberalismo e a genealogia dos regimes veridicionais em Michel Foucault. Aufklärung: Revista De Filosofia, 8(2), p.143–158. https://doi.org/10.18012/arf.v8i2.59388

Edição

Seção

Artigos