Husserl: ética e responsabilidade do filósofo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v8i3.60607

Palavras-chave:

Fenomenologia, Ética, Responsabilidade, Filósofo

Resumo

O artigo analisa a obra Krisis de Husserl sob uma perspectiva ética. O principal argumento ético está na famosa afirmação de Husserl acerca da função do filósofo como “funcionário da humanidade”. Limita-se a ética do filósofo como aquele que garante a possibilidade de construir uma ética totalizante. É através do filósofo e da comunidade de filósofos que a crise contemporânea pode ser pensada e ultrapassada. Destaca-se o conceito de responsabilidade como chave para uma ética do filósofo, ou seja, como sujeito responsável em pensar o seu tempo histórico. Deve-se pensar o papel do filósofo na construção de uma ética da comunidade. Trata-se de pensar como o filósofo pode ajudar na crise das ciências e da humanidade em geral, para que esta se torne uma humanidade autêntica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Furtado Fontana, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE

Doutora em Filosofia na área de Ontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil. Email: vanessa@yahoo.com.br

Referências

ALVES, Pedro M. S. Introdução na tradução portuguesa. In: Husserl. Europa: crise e renovação: artigos para a revista Kaizo – a crise da humanidade europeia e a filosofia. Trad. Pedro M. S. Alves e Carlos Aurélio Morujão. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

ARISTÓTELES. Política. Trad. De Mario da Gama Kury. Brasília: editora universidade de Brasília, 1985.

FABRI, Marcelo. A atualidade da ética husserliana. Porto Alegre: Revista Veritas, 2006. Número 2, volume 51, p. 69-78.

FABRI, Marcelo. Ética pura e situações motivacionais: o sujeito moral em Husserl. Revista Dissertatio, 2012. Número 35, p. 31-45.

FABRI, Marcelo. Fenomenologia e cultura. Husserl, Levinas e a motivação ética do pensar. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

FERRER. Diogo Falcão. Apresentação da tradução portuguesa. In A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental. Uma introdução à filosofia fenomenológica. Braga: Phainomenon e Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. 2008.

GARCIA, Mariana Chu. El camino del filósofo. Husserl y el sentido de la ética. Investigaciones Fenomenológicas, vol. Monográfico 6, número 3, 2015, p. 29-50.

HUSSERL, Edmund. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental. Uma introdução à filosofia fenomenológica. Braga: Phainomenon e Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. 2008.

HUSSERL, Edmund. Europa: crise e renovação: artigos para a revista Kaizo – a crise da humanidade europeia e a filosofia. Trad. Pedro M. S. Alves e Carlos Aurélio Morujão. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2014.

HUSSERL, Edmund. Ideen zu einer reinen Phänomenologie und phänomenologischen Philosophie. Erstes Buch: Allgemeine Einführung in die reine Phänomenologie. 1. Halbband: Text der 1.-3. Auflage. Edited by Karl Schuhmann. Hua III-1. The Hague: Martinus Nijhoff, 1976.

HUSSERL, Edmund. Idéias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. Tradução de Márcio Suzuki. Aparecida (SP): Idéias e Letras. 2006.

HUSSERL, Edmund. Philosophie primière. Histoire critique des idées. Paris: Presses Universitaires de France. 2002.

SOKOLOWSKI. Introdução à Fenomenologia. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

TROTTA, Wellington. Reflexão acerca dos elementos constitutivos da ética husserliana. Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.7, n.2, p.37-66, out.2014/mar.2015.

VÁSQUEZ, Guillermo Hoyos. La ética fenomenologica como responsabilidade para la renovación cultural. Introducción In HUSSERL, Edmund. Renovación del hombre y de la cultura. Cinco ensayos. Barcelona: Anthropos editorial, 2002.

VOLPI, Franco. Aux racines du malaise contemporain: Husserl et la responsabilité du philosophe. In: ESCOUBAS, Eliane e RICHIR, Marc. Husserl. França: Editions Jérome Millon, 1989, p. 155-179.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Fontana, V. F. (2021). Husserl: ética e responsabilidade do filósofo . Aufklärung: Revista De Filosofia, 8(3), p.63–76. https://doi.org/10.18012/arf.v8i3.60607

Edição

Seção

Artigos