A Dialética da Emancipação na Luta por Reconhecimento:Pensando com Georg Hegel, Frantz Fanon e Axel Honneth

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v9i2.62127

Palavras-chave:

Reconhecimento, Dialética da Emancipação, Justiça Social, Racismo

Resumo

Se uma consciência-de-si só é possível de tornar-se para-si a partir de uma relação intersubjetiva com outra consciência-de-si, nessa confrontação, para Hegel, estar-se-ia pressuposto, à princípio, um movimento de reconhecimento que subjaz uma relação ética entre os sujeitos. Compreender-se como sujeito autônomo, portanto, diria aqui respeito a uma relação de reciprocidade entre duas consciências independentes que se reconhecem enquanto tais. No entanto, infelizmente nem sempre nossas relações foram ou são pautadas no “reconhecimento mútuo”. Para Fanon, por exemplo, os negros, em uma sociedade racista, não possuiriam “resistência ontológica”, de sorte que a dialética hegeliana não daria conta da relação entre brancos (colonizador) e negros (colonizado) num contexto colonialidade do ser e do saber. Como consequência do não reconhecimento, Honneth, por sua vez, vai apontar vários fatores negativos para a integridade psíquica e identitária do indivíduo. Este artigo, por conseguinte, busca desenvolver uma discussão sobre a “luta por reconhecimento” a fim de (re)pensarmos a ideia de “justiça” social nos dias atuais, a partir das contribuições teóricas desses três autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Do Nascimento, Universität Bayreuth

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente pesquisador associado na Universität Bayreuth, Alemanha.

Referências

FANON, F. Os Condenados da terra. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do espírito. Vol. I e II. 2 a edição. Trad. Paulo Meneses. Petrópolis: Vozes, 1992.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Trad. de Luiz Repa. São Paulo: Ed. 34, 2003.

HONNETH, Axel. Recognition and Justice: Outline of a Plural Theory of Justice. Acta Sociologica, vol 47 n. 4, p. 351–364. 2004.

MENDONÇA, Ricardo Fabrino (2007). Reconhecimento em debate: os modelos de Honneth e Fraser em sua relação com o legado habermasiano.Revista de Sociologia e Política,Curitiba, n. 29, p.169-185, nov.

NASCIMENTO, Jonas do. Promessas e Desafios da Migração: Reimaginando Espaços e Fronteiras a partir do Cinema Africano Contemporâneo. 1 ed. Ponta Grossa – PR: Atena, 2021.

SAPEDE, Thiago. “Racismo e dominação Psíquica em Frantz Fanon”. Sankofa: Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana - Ano IV, No 8, Dezembro/2011.

SOBOTTKA, Emil. Reconhecimento: novas abordagens em teoria crítica. São paulo: Annablume, 2015.

SOUZA, Jessé. Uma teoria crítica do reconhecimento.Lua Nova,São Paulo, n. 50, p.133-158. 2000.

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas, São Paulo, Editora Papirus, 2003.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-11-12

Como Citar

Do Nascimento, J. . (2022). A Dialética da Emancipação na Luta por Reconhecimento:Pensando com Georg Hegel, Frantz Fanon e Axel Honneth. Aufklärung: Revista De Filosofia, 9(2), p.57–72. https://doi.org/10.18012/arf.v9i2.62127

Edição

Seção

Artigos