A respeito da crítica de Schopenhauer à doutrina do direito de Kant

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v10i3.62448

Palavras-chave:

Doutrina do Direito, Ética, Schopenhauer, Kant

Resumo

No presente artigo tenho o intento de demonstrar o motivo de Schopenhauer ser um crítico ferrenho da doutrina do direito de Kant, e para tal empreendimento, além das investigações na Metafísica dos costumes, obra capital onde se encontram os conteúdos sobre a doutrina do direito de Kant, restrinjo minhas explicações em relação aos textos de Schopenhauer, principalmente em Sobre o fundamento da moral (para nesse caso, expor a crítica da ética na forma legislativa-imperativa), ao § 62 do primeiro tomo de O mundo como vontade e representação, como também ao Apêndice deste mesmo livro, intitulado de Crítica à filosofia kantiana, (para nesse caso expor a concessão feita por Schopenhauer para compreender o direito como positivo tendo em vista o direito de coação) e por fim, também em Sobre a liberdade da vontade, para expor os conceitos de liberdade física e moral, essenciais para compreender à crítica de Schopenhauer à doutrina do direito kantiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Alves P. Junior, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestre em Filosofia (UEL); Professor de Filosofia (UniCesumar)

Referências

CARTWRIGHT, D. E. Historical Dictionary of Schopenhauer’s Philosophy. Toronto: The Scarecrow Press, 2005.

JANAWAY, C. Self and world in Schopenhauer’s philosophy. New York: Cambridge University Press, 1989.

KANT, I. Crítica da razão prática. Trad. Monique Hulshof. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Guido A. de Almeida. São Paulo: Barcarolla, 2009.

KANT, I. Metafísica dos costumes. Trad. Célia Aparecida Martins e Bruno Nadai. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

PAVÃO, A. “Kant e Schopenhauer sobre a natureza da filosofia moral”. Revista Dissertatio de Filosofia, 30, pp. 135-148. 2009.

PELLIZZARO, N. “Revisitando a relação entre ética e direito na metafísica dos costumes”. Síntese: revista de filosofia, v. 46, n. 144, 2019.

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação, Tomo I, 2° edição revisada. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação, Tomo II. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

SCHOPENHAUER, A. Sobre a ética (Parerga e paralipomena II). Trad. Flamarion Caldeira Ramos. São Paulo: Hedra, 2012.

SCHOPENHAUER, A. Sobre a liberdade da vontade. Trad. Lucas Lazarini Valente e Eli Vagner Francisco Rodrigues. São Paulo: Editora Unesp, 2021.

SCHOPENHAUER, A. Sobre a vontade na natureza. Trad. Gabriel Valladão Silva. Porto Alegre: LP&M Pocket, 2018.

SCHOPENHAUER, A. Sobre o fundamento da moral. Trad. Maria Lúcia Cacciola. São Paulo: Martin Fontes, 2001.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-03-12

Como Citar

Alves P. Junior, A. (2024). A respeito da crítica de Schopenhauer à doutrina do direito de Kant. Aufklärung: Revista De Filosofia, 10(3), p.109–122. https://doi.org/10.18012/arf.v10i3.62448