A educação é uma ideia, segundo Kant: a unidade dos conceitos de doutrina e arte de educaar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v10i3.65789

Palavras-chave:

Educação, Ideia, Doutrina da educação, Arte de educar, Pedagogia

Resumo

Nos escritos kantianos sobre o tema da educação (Erziehung), podemos perceber que o filósofo refere-se ao processo educativo de diversos modos, seja como sendo uma arte de educar (Erziehungskunst), como formação (Bildung), como doutrina da educação (Erziehungslehre) ou como sendo uma ideia (Idee). Essa multiplicidade de noções não é de modo algum arbitrária, mas cada uma se relaciona entre si e tem como ponto fulcral o conceito de educação como uma ideia, isto é, um conceito da razão que seja a medida do que se pretende, assim como a condição de possibilidade da própria experiência educativa. Sendo, desse modo, para todos os casos, um máximo como medida em consideração a outras grandezas menores. Na recomposição do conceito de educação, a ideia é o princípio regulador da teoria ou da doutrina da educação, a arte certamente é a habilidade que desenvolverá in concreto o que foi raciocinado no cânon doutrinal. Isso posto, a educação, enquanto ideia, assume a função reguladora da perseguição de fins, sendo ela o fim da doutrina da educação e, para a arte de educar, isto é, para a pedagogia (Pädagogik), ela é o máximo grau de perfeição a que se deve comparar a educação do tempo presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tomaz Martins da Silva Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutorando em Filosofia pela UFS, mestre em educação pela UFT, especialista em filosofia e ensino de filosofia pelo Centro Universitário Claretiano e licenciado em filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão. É professor de filosofia no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará desde 2016. É membro do Grupo de Pesquisa Intercampi de Filosofia do IFPA (GPIFIL) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea – COGITANS/UEPA, também faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da História e Modernidade (NEPHEM/UFS).

Referências

KANT, Immanuel. Antropologia de um ponto de vista pragmático. Tradução de Clelia Aparecida Martins. São Paulo: Iluminuras, 2006.

KANT, Immanuel.A paz Perpétua e outros opúsculos. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Ediçoes 70. 2016a.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. 5. ed. Tradução de Manuela Pinto e Alexandre Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Tradução de Fernando Costa Mattos. Petrópolis: Vozes: Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2016b.

KANT, Immanuel. Lições de ética. Tradução de Bruno Cunha et al. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

KANT, Immanuel. Lições sobre a doutrina filosófica da religião. Tradução de Bruno Cunha. Petrópolis: Vozes. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2019.

KANT, Immanuel. Lógica. Tradução de Guido António de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.

KANT, Immanuel. Œuvres Philosophiques. Tradução de Ferdinand Alquié et al. Tome I. Paris: Librairie Gallimard, 1980.

KANT, Immanuel. Œuvres Philosophiques. Tradução de Ferdinand Alquié et al. Tome II Paris: Librairie Gallimard, 1985.

KANT, Immanuel. Œuvres Philosophiques. Tradução de Ferdinand Alquié et al. Tome III. Paris: Librairie Gallimard, 1986.

KANT, Immanuel. Reflexões de Antropologia: Sobre o sentimento de prazer e desprazer. 2º livro. Tradução de Daniel Omar Perez. São Paulo: Instituto Langage. 2021.

KANT, Immanuel. Réflexions sur l’éducation. Tradução de Alexis Philonenko. Paris: Vrin, 2000.

KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Editora Unimepe,1996.

KANT, Immanuel. Werkausgabe. Werke in zwölf Bänden. Suhrkamp. Bänden von I bis XII. Frankfurt, 1968.

PHILONENKO, Alexis. Introduction: Kant et le problème de l’éducation. In: KANT, Réflexions sur l’éducation. Traduction, introduction et notes par A. Philonenko. Paris: Vrin, 2000.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-03-12

Como Citar

Martins da Silva Filho, T. (2024). A educação é uma ideia, segundo Kant: a unidade dos conceitos de doutrina e arte de educaar. Aufklärung: Revista De Filosofia, 10(3), p.151–160. https://doi.org/10.18012/arf.v10i3.65789