A disciplina escolar como tecnologia de poder na educação do corpo: uma contribuição de Michel Foucault para o campo educacional
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v12i3.74330Palavras-chave:
disciplina, tecnologia de poder, educaçãoResumo
Objetiva-se discutir e refletir acerca do desenvolvimento da disciplina enquanto campo de saber que fundamenta o conceito de docilização dos corpos, a partir de sua operacionalização escolar. Destacam-se contribuições da História Social do corpo e da Genealogia do Poder em Michel Foucault, num recorte específico de sua obra Vigiar e Punir (2012). Contextualiza-se a gênese das formas de controle sobre o corpo nas categorias de escala, objeto e modalidade e a relevância do espaço e do tempo, como características particulares do processo de docilização do corpo. Articulando as ideias de história e vontade de verdade, exemplifica-se a escola como espaço desse processo. Estabelece-se como centro da discussão, o período da obra de Foucault em que a densidade das práticas que corroboraram para a elaboração da disciplina corporal tem conotação hermética, cujos elementos analisados em tal empreendimento, encontram-se ainda atuais nos dias de hoje.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collége de France, pronunciada em 2 de Dezembro de 1970. 17. ed. São Paulo: Loyola, 2008.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 40 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 25.ed. São Paulo: Graal, 2012.
LALANDE. André. Vocabulário técnico e crítico da filosofia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PASOLINI, Pier Paolo. Os jovens infelizes. São Paulo: Brasiliense, 1990.
SANT´ANNA, Denise Bernuzzi de. Corpo e História. Cadernos de subjetividade, n.2, vol. 3, São Paulo, PUC/Educ, 1996.
SOARES, Carmen Lúcia; ZARANKIN, Andrés. Arquitetura e educação do corpo: notas indiciais. RUA: Revista do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da UNICAMP – NUDECRI. Campinas, SP, n; 10, 2004.
SOARES, Carmen Lúcia. (Org.) Corpo e história. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.