https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/issue/feed Biblionline 2025-01-29T20:27:33-03:00 Marynice M.M. Autran marynice.autran@gmail.com Open Journal Systems <p>Biblionline é uma revista eletrônica voltada para as áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e Museologia. Vinculada ao Departamento de Ciência da Informação da Umiversidade Federal da Paraíba, vem sendo publicada ininterruptamente desde 2005. Inicialmente tinha periodicidade semestral, entretanto devido à grande demanda, passou a ter periodicidade trimestral a partir de 2017. Adota o sistema de avaliação pelos pares e obedece aos preceitos do acesso aberto ao conhecimento.</p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/72835 Expediente 2025-01-28T12:27:50-03:00 Marynice Medeiros Matos Autran marynice.autran@gmail.com 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Marynice Medeiros Matos Autran https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/72848 Mapeamento das bibliotecas escolares do município de Bayeux - PB 2025-01-29T11:10:14-03:00 Jussara Bezerra Batista jussarabbatista27@gmail.com Genoveva Batista do Nascimento genoveva_batista@hotmail.com <p>Este artigo apresenta o mapeamento das bibliotecas escolares da cidade de Bayeux - PB, visando analisar o quantitativo de salas de leitura na rede municipal de ensino do município. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, no qual se buscou disponibilizar não só a quantidade de salas de leitura, mas também o número de matriculados na rede municipal nos anos de 2023 até o corrente ano de 2024. Ressalta-se a importância da lei 12.244/2010 que estabelece que todas as escolas devem contar com uma biblioteca em suas instalações. Os resultados do mapeamento apontam para um número de salas de leitura inferior ao total de escolas presente no município, além de mostrar uma carência de contratação de profissionais bibliotecários, visto que, a cidade possui apenas um bibliotecário lotado no acervo da Biblioteca Municipal da cidade. Conclui-se que são necessárias iniciativas da Prefeitura Municipal de Bayeux - PB, juntamente com a Secretaria de Educação do município, que busquem criar não apenas salas de leitura, sobretudo, a criação de Bibliotecas com a presença de bibliotecários em todas as escolas do município. Portanto, para que haja um crescimento imperativo na educação da cidade, é necessário reconhecer que o acesso à leitura por meio do espaço das bibliotecas, é essencial para a formação escolar de crianças e jovens.</p> 2025-01-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Jussara Bezerra Batista, Genoveva Batista do Nascimento https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/70993 Ressignificando o papel da pessoa bibliotecária no mercado de trabalho 2024-11-02T20:27:48-03:00 Alejandro de Campos Pinheiro alejandrocampos29@gmail.com Frederico Cesar Mafra Pereira professorfredericomafra@gmail.com <p>A pessoa bibliotecária é o profissional que pode atuar em qualquer ambiente em que a informação é compreendida como o objeto de estudo. Nessa direção, as transformações tecnológicas e sociais que ocorrem na sociedade influenciam para que a pessoa bibliotecária desenvolva novas competências e habilidades na perspectiva de atender as demandas de seus usuários, que se encontram cada vez mais conectados e inseridos no mundo digital. Diante do exposto, o presente artigo é parte de uma pesquisa em andamento de uma tese de doutorado e tem como objetivo mapear um panorama das tendências e perspectivas de atuação da pessoa bibliotecária no mercado de trabalho. Este estudo é considerado uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados foram uma revisão de literatura, nas bases de dados Scopus, Brapci e Scielo e uma pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos apontaram que a pessoa bibliotecária atua em sua maioria no mercado de trabalho tradicional: as bibliotecas. A proatividade, a criatividade, a comunicação, o uso das tecnologias e a educação continuada foram evidenciadas como as competências e as habilidades que a pessoa bibliotecária precisa desenvolver no atual contexto para atuar em qualquer ambiente.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Alejandro de Campos Pinheiro, Frederico Cesar Mafra Pereira https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/71125 Promoção da competência em informação e da leitura em biblioteca comunitária por meio da gamificação 2024-08-13T12:16:11-03:00 Marciele Oliveira marcieleoliveira@yahoo.com.br Nancy Sánchez Tarragó nancy.sanchez@ufrn.br <p>Este estudo propõe uma abordagem inovadora no contexto das bibliotecas comunitárias, com foco no desenvolvimento da competência em informação e na promoção da leitura por meio da gamificação. A pesquisa tem como lócus a Biblioteca Comunitária Fé, Alegria e Esperança, da Fundação Fé e Alegria do Brasil, equipamento de referência para a comunidade do Loteamento Boa Esperança na cidade de Natal/RN. A referida biblioteca realiza diversas atividades de promoção de leitura e estimula o desenvolvimento de competências em informação focadas nos usuários que participam dos projetos da instituição. A gamificação, como uso de elementos de jogos em contextos não lúdicos, surge como uma estratégia para elevar a motivação e o engajamento dos usuários da biblioteca. Diante do exposto, a pesquisa tem como objetivo geral desenvolver estratégias de gamificação para promoção de competências em informação na biblioteca. Como objetivos específicos foram traçados: elaborar modelagens de gamificação para desenvolver as atividades gamificadas e seus elementos e desenvolver e avaliar atividades gamificadas que sejam adequadas para o contexto da biblioteca comunitária. Foram usados procedimentos metodológicos atinentes com pesquisa exploratória, descritiva e aplicada com abordagem de pesquisa-ação. Como resultados, se apresentam as modelagens de quatro atividades gamificadas e a descrição e avaliação das atividades realizadas. As atividades mostraram-se eficazes para despertar o interesse pela leitura e pela busca por informações, proporcionando um ambiente mais interativo e motivador.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Marciele Oliveira, Nancy Sánchez Tarragó https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/71741 A atuação do Conselho Nacional de Arquivos na Implementação da Política Nacional de Arquivos 2024-12-18T22:31:03-03:00 Vanessa dos Santos Azevedo vanessa_azevedo1997@hotmail.com Andrea Xavier de Albuquerque de Souza andreaxavi@servidor.uepb.edu.br <p>A informação é um elemento de valor para a sociedade em geral, cujo acesso pode ser requerido a qualquer momento e por diversas razões. O crescimento considerável da busca por informações em órgãos públicos evidenciou a necessidade de maiores participações de Arquivistas nas instituições, assim como a criação de mecanismos que gerenciem e disponibilizem as informações contidas nos documentos arquivísticos produzidos e recebidos pela administração pública. Um desses mecanismos é a Política Nacional de Arquivos. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo analisar a atuação do Conselho Nacional de Arquivos, órgão responsável pela definição da Política Nacional de Arquivos, através de suas discussões sobre o tema no âmbito das reuniões plenárias. Metodologicamente, trata-se de um estudo de natureza básica, de caráter exploratório e descritivo, realizado em uma abordagem quanti-qualitativo. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos é caracterizada como documental, pois analisou um conjunto de atas produzidas pelo CONARQ ocorridas entre os anos de 2017 a 2023. Os resultados demonstram que apesar das ações e atividades de grande relevância que a instituição desenvolveu durante esse período, não definiu a política nacional de arquivos, como previsto em legislação.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Vanessa dos Santos Azevedo, Andrea Xavier de Albuquerque de Souza https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/72551 A invisibilidade de bibliotecas e bibliotecários nas escolas cidadãs integrais no Estado da Paraiba 2024-12-20T10:48:00-03:00 Jadylma Cleia Gomes de Andrade tgcediane@gmail.com Ediane Toscano Galdino de Carvalho tgcediane@gmail.com Genoveva Batista do Nascimento genoveva_batista@hotmail.com Edilene Toscano Galdino dos Santos edilenne@gmail.com <p>O artigo investiga a existência de bibliotecas e bibliotecários nas Escolas Cidadãs Integral (ECI) do Estado da Paraíba refletindo uma realidade na Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, com destaque para existência de legislações que amparam o profissional e torna obrigatória a presença de bibliotecas em todas as instituições de ensino do Brasil. A ausência de concurso público para bibliotecários na Paraíba indica o desequilíbrio entre a legislação e a prática, tendo em vista a criação do Programa de Educação Integral que contempla as Escolas Cidadãs Integrais conforme recomendação da Lei Novo Ensino Médio no país. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, combinando as abordagens quantitativa e qualitativa que permitiram analisar dados sobre a carência desses profissionais nas ECI. Os resultados indicam que essa situação impacta de forma negativa no mercado de trabalho e na formação educacional dos estudantes. O estudo reforça a necessidade de ações concretas por parte das autoridades competentes para adequar o quadro de profissionais das ECI à legislação vigente e às exigências educacionais contemporâneas. Conclui-se que existe ausência de bibliotecários nas ECI e a inexistência de perspectivas futuras para modificar essa realidade, visibilizando esse tema para pressionar por mudanças estruturais e políticas públicas efetivas. A relevância desse tema reside no sentido de continuar explorando essa temática e promovendo diálogos que visem sensibilizar as autoridades competentes por mudanças estruturais e políticas públicas efetivas.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Jadylma Cleia Gomes de Andrade, Ediane Toscano Galdino de Carvalho, Genoveva Batista do Nascimento, Edilene Toscano Galdino dos Santos https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/69843 Mediação da leitura literária na formação de leitores infantojuvenis 2024-07-01T10:50:11-03:00 Marta Cresia da Silva Silveira marta.c.s.silveira@gmail.com Patrícia Vargas Alencar patricia.vargas@unirio.br <p align="justify"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">Este artigo focaliza a mediação da leitura literária na formação dos leitores infantojuvenis em ambiente escolar. Tem como objetivo geral apresentar estratégias de mediação de leitura que contribuem para o letramento literário. Parte do pressuposto de que a leitura literária visa contribuir para a formação do leitor, pois possui ricos recursos que ampliam a capacidade de conceber o mundo. Para tanto, investiga o papel do bibliotecário e do professor como mediador na formação literária infantojuvenil, bem como estuda a escola como espaço para a mediação da leitura. Insere-se nas áreas de Letras, Pedagogia e Biblioteconomia. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico por considerar a revisão de textos pertinentes à temática em foco. Apresenta a sequência didática como uma estratégia que permite ajudar o mediador </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">na sistematização de</span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"> sua prática</span></span><span style="color: #ff0000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">.</span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"> Sua principal contribuição é trazer evidências de que o planejamento de ações para a leitura favorece a atuação do mediador no espaço escolar em prol da formação de leitores de Literatura. </span></span></span></p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Marta Cresia da Silva Silveira, Patrícia Vargas Alencar https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/71156 Produção científica do Museu Goeldi 2024-10-23T17:50:00-03:00 Rodrigo Oliveira de Paiva rodrigopaiva522@gmail.com Carla Gisely Furtado Matos fugisely2000@gmail.com <p style="font-weight: 400;">O presente trabalho visa a análise dos 15 anos dos Livros de Resumos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi, por meio do povoamento do seu Repositório Institucional. Utiliza os métodos de pesquisa documental, com análise exploratória e abordagem qualitativa/quantitativa, e uso do método bibliométrico. Foram consultados e analisados 897 resumos referentes aos anos de 1993 a 2007, na qual o ano de 2007 teve o maior número de resumos publicados e 1994 o menor número de publicações, as pesquisadoras obtiveram destaques nas orientações, sendo a pesquisadora Lourdes Furtado a com mais resumos orientados, entre os bolsistas as mulheres se destacaram, enquanto a Botânica consagrou-se como a área com mais publicações. É possível compreender o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica como um instrumento de inserção dos graduandos no mundo da pesquisa e como um elemento importante para a memória científica do Museu. Por fim, os resultados apresentados neste estudo reforçam a importância dos repositórios para a preservação e mensuração do ambiente científico presente nas instituições. A partir das discussões, espera-se que o PIBIC continue a contribuir com a formação de novos pesquisadores e com o desenvolvimento científico na Amazônia e no Museu Paraense Emilio Goeldi. </p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Rodrigo Oliveira de Paiva, Carla Gisely Furtado Matos https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/69692 Como surge e se espalha o discurso de ódio contra a população Queer no Brasil? 2024-06-11T19:45:53-03:00 Carlos Eduardo da Cunha de Souza carlos.souza@estudante.ufscar.br <p><span style="font-weight: 400;">Recentemente, observamos um movimento na veiculação de falas danosas que buscam incitar a discriminação contra grupos minoritários, prática essa que pode ser definida como "discurso de ódio". Nesse artigo, nós conduzimos uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo de como se forma o movimento da criação e veiculação de falas agressivas, em especial contra membros da comunidade LGBTQIAPN+; de onde surgem as razões para o ódio por tais pessoas? Quais são os argumentos utilizados e de onde eles vêm? E como? Para responder a tais questionamentos, nós lançamos um olhar sobre conceitos como "pânico moral" e "desinformação", enquanto analisamos algumas figuras públicas conhecidas por produzirem e espalharem falas que se enquadram no conceito de discurso de ódio, em especial contra pessoas que fogem do espectro heteronormativo. Por fim, buscando exemplificar e explicitar o que foi apresentado ao longo do trabalho, nós apresentamos alguns comentários publicados em redes sociais dos seguidores das figuras públicas que analisamos anteriormente no texto.</span></p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Carlos Eduardo da Cunha de Souza https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/70829 A utilização de repositórios institucionais na área da saúde 2024-09-16T12:44:36-03:00 Carla Broseghini Moreira de Carvalho carlahrs@gmail.com <p>Esta revisão integrativa trata da importância dos repositórios institucionais na gestão da informação científica em Ciências da Saúde, destacando suas funções essenciais na organização, preservação e disseminação do conhecimento acadêmico e científico em bibliotecas e instituições de ensino e pesquisa na área da saúde. Ao combinar e analisar as pesquisas existentes, essa abordagem tem o intuito de explorar o potencial dos repositórios institucionais com um estudo sobre as contribuições, os desafios e as tendências dos repositórios diante do cenário dinâmico e em constante evolução da produção científica na área da saúde. A análise dos resultados revelou uma crescente de utilização dessas plataformas para promover o acesso aberto, aumentar a visibilidade da pesquisa e oferecer serviços personalizados aos pesquisadores. No entanto, são apontados também os desafios enfrentados por essas plataformas, como a baixa adesão dos pesquisadores ao autoarquivamento, questões técnicas e de infraestrutura, sustentabilidade financeira e operacional, direitos autorais e interoperabilidade. As contribuições relatadas nos estudos atestam o papel fundamental dos repositórios institucionais na promoção da disseminação do conhecimento, preservação do patrimônio intelectual e suporte à educação e pesquisa na área da saúde.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Carla Broseghini Moreira de Carvalho https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/71448 A participação das mulheres na pesquisa de Inteligência Artificial na pós-graduação brasileira 2024-10-23T17:48:06-03:00 Leila Aparecida dos Santos Motta Cunha leilamottacunha@gmail.com Ronaldo Ferreira de Araújo ronaldfa@gmail.com <p>Este artigo investiga a participação das mulheres na produção acadêmica de teses e dissertações em Inteligência Artificial (IA) nos programas de pós-graduação no Brasil, com um foco específico no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 das Nações Unidas, que busca promover a igualdade de gênero. A pesquisa utilizou uma metodologia mista para mapear e categorizar 556 registros da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), classificando-os de acordo com o gênero dos autores e as áreas temáticas abordadas. Os resultados revelam que, embora as mulheres representem cerca de 30% do total de trabalhos em IA, há um crescimento significativo na produção feminina a partir de 2018. Contudo, a pesquisa aponta que a predominância masculina ainda é marcante, especialmente em instituições de prestígio, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o que evidencia a persistência de barreiras estruturais. Além de identificar essas disparidades, o estudo propõe a implementação de políticas públicas mais incisivas e a criação de programas de incentivo que possam ampliar a participação feminina nas áreas de ciência e tecnologia. Conclui-se que, apesar dos avanços observados, a equidade de gênero na pesquisa em IA continua a enfrentar desafios substanciais, necessitando de esforços contínuos para garantir um desenvolvimento tecnológico que seja verdadeiramente inclusivo e equitativo.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Leila Aparecida dos Santos Motta Cunha, Ronaldo Ferreira de Araújo https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/72230 Las bibliotecas públicas como sistemas de información y su función social en la era del Antropoceno 2024-11-19T18:59:27-03:00 Hugo Alberto Guadarrama Sánchez ziljianx@hotmail.com <p>Las bibliotecas como sistemas de información generan servicios con la finalidad de que las personas puedan desarrollar habilidades en el uso de las nuevas tecnologías producidas por la tecnosfera en la era del Antropoceno. De lo anterior se establece como objetivo, determinar algunos de los rasgos que distinguen a las bibliotecas como sistemas de información en favor del desarrollo de habilidades para interactuar con los productos y servicios que permiten el acceso a la información. Para responder al objetivo de investigación se han recopilado algunos argumentos que coadyuvan a determinar la función social de las bibliotecas en la era del Antropoceno. De acuerdo con los resultados, las bibliotecas como sistemas de información denotan rasgos adaptativos ante su entorno por el hecho de atender a las necesidades emergentes en sus comunidades de usuarios, desde la capacitación en la operatividad de dispositivos tecnológicos como en la alfabetización digital en el uso de servicios de terceros y productos de la tecnosfera.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Hugo Alberto Guadarrama Sánchez https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/72259 Technostress e o conflito trabalho-família 2024-12-04T20:52:50-03:00 Julia Richter juliar96@hotmail.com Michel Barboza Malheiros malheirosmb@gmail.com Roger da Silva Wegner rswegnerr@gmail.com Debora Bobsin deborabobsin@gmail.com <p>O uso de dispositivos eletrônicos é fundamental para a comunicação e disseminação de informações. Contudo, o uso excessivo pode causar diversos problemas estressores, como o <em>technostress</em>, podendo afetar a vida profissional e pessoal dos indivíduos. Diante da escassez de estudos organizados sobre <em>technostress</em> e conflito trabalho-família, esta revisão sistemática busca mapear os itinerários de pesquisa e propor uma agenda para futuros estudos sobre esses temas. Os resultados da pesquisa identificaram itinerários entre 2021 e 2023, destacando o perfil das amostras, autores, afiliações e periódicos mais relevantes. A estrutura conceitual revelou uma relação entre <em>technostress</em>, satisfação e bem-estar, evidenciando o papel do apoio e da supervisão para minimizar o estresse tecnológico e o conflito entre vida profissional e pessoal. A agenda de pesquisa propôs temas como segurança psicológica, práticas de Gestão de Pessoas (GP), e desenvolvimento e formação profissional. Conclui-se que este campo, ainda pouco explorado, merece maior atenção, especialmente com o avanço rápido da tecnologia. Espera-se que <em>technostress</em> e conflito trabalho-família ganhem espaço na agenda de estudos de Gestão e Negócios no Brasil, oferecendo oportunidades para avanços teóricos e práticos na área.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Julia Richter, Michel Barboza Malheiros, Roger da Silva Wegner, Debora Bobsin