A trompa no repertório do compositor José Siqueira

Autores

  • Priscila Martins Viana Vieira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Celso José Rodrigues Beneditto UFBA

Palavras-chave:

José Siqueira. Trompa. Música de Câmara. Nacionalismo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo pesquisar as obras do Compositor José Siqueira onde a trompa está inserida. O levantamento deste material proporcionará aos trompistas o acesso a um repertório pouco divulgado e desconhecido. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica que fundamentou a teoria sobre o sistema trimodal e o levantamento de obras. Foi realizada entrevista semiestruturada que permitiram o levantamento de obras para a trompa. Pretende-se com esse trabalho contribuir para a divulgação de um repertório com aspectos da música folclórica popular brasileira de um dos representantes da terceira fase do nacionalismo musical brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Danilo Cardoso de. Concertino para Contrabaixo e Orquestra de Câmara de José Siqueira: Um processo de edição, análise e redução para piano e contrabaixo. João Pessoas, Universidade Federal da Paraíba, 2011. Dissertação de Mestrado.

AUGUSTO, José Antônio. O repertório brasileiro para trompa: elementos para uma compreensão da expressão brasileira da trompa. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999. Dissertação de Mestrado.

BELTRAMI, Waleska Scarme. Música brasileira para trompa e piano – um repertório desconhecido. Campinas, SP, UNICAMP, 2006. Dissertação de Mestrado.

CANDÉ, Roland de. História universal da música. Volume 2; tradução Eduardo Brandão; revisão da tradução Marina Appenzeller. – 2. Ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CRUZ, Paulo Guilherme Muniz Cavalcante, SILVA, Aynara Dilma Vieira da, OLIVEIRA, Liduino José Pitombeira de. Utilização do sistema trimodal no planejamento composicional do primeiro movimento de Sete bagatelas para quinteto de metais. XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – São Paulo, 2014.

FARIAS, Ranilson Bezerra de Farias. Obras para Trompete do Compositor José Siqueira: Peças camerísticas e o concertino para Trompete e Orquestra de Câmara. Rio de Janeiro, RJ, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2013. Tese de Doutorado.

FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Tipos de edição. DEBATES, nº7 – Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da Unirio. Rio de Janeiro, 2004.

LOPES, Maico Viegas. Música Brasileira para Trompete e Piano: Levantamento de obras e catalogação de repertório. Revista Vórtex, Curitiba, V.7, n3, p1-15, 2019.

NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. Segunda edição revista e ampliada por Salomea Gandelman. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2008.

MARCONDES, Marcos Antônio. Enciclopédia da Música Brasileira: erudita, folclórica e popular. São Paulo, Art Ed., 1977.

MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. 5ª edição revisada e ampliada. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

SILVA, Aynara Dilma Vieira da. Coerência sintática do Sistema Trimodal em duas obras de José Siqueira. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2013. Dissertação de Mestrado.

SIQUEIRA, José. Concertino para trompa e Orquestra de Câmara. Partitura manuscrita autógrafa Trompa e Orquestra de Câmara.

SVAB, Zdenek, Entrevista semiestruturada concedida a Priscila Martins Viana Vieira via plataforma ZOOM. 20/11/2020.

Downloads

Publicado

2021-08-02

Como Citar

MARTINS VIANA VIEIRA, P.; BENEDITTO, C. J. R. A trompa no repertório do compositor José Siqueira. The Brazilian Trombone Association Journal, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 19–32, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/btaj/article/view/59405. Acesso em: 21 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos: História e Repertório