A construção da performance da obra Fantasia Sul América para Trompa solo de Claudio Santoro

Autores

  • Weslei Da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Fantasia Sul América. Claudio Santoro. Técnico-interpretativos. Performance. Trompa.

Resumo

Este artigo apresenta um breve contexto histórico sobre o compositor Claudio Santoro, sendo relatado seu percurso estilístico composicional; evidenciando como objetivo principal sua obra Fantasia Sul América para Trompa solo, mostrando os principais desafios técnico-interpretativos encontrados na peça, buscando elencar ferramentas que possam contribuir para a construção da performance da obra objeto de estudo deste artigo. Após a análise foi possível identificar os desafios técnico-interpretativos, desenvolver e progredir tecnicamente para realizar a construção da performance da obra, além do mais, contribuir para o aumento de trabalhos acadêmicos relacionado a área da performance na trompa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORBA, Tomás; LOPES, Fernando. Dicionário de Música. 1ª ed. Edições Cosmos – Lisboa, Graça, 1962.

CERQUEIRA, Daniel Lemos. Teoria da performance musical. In: Musifal: revista eletrônica de música da Universidade Federal de Alagoas, Vol. 2, n. 2, p. 48-65. 2010.

DIAS, Ana Maria dos Santos Lopes Valente. Análise Musical como Estratégia Auxiliar de Ensino nas Aulas de Instrumento: um estudo de caso no CCM sobre o recurso dos professores a esta estratégia. Porto, 2013. 158f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Música). Universidade Católica Portuguesa, Porto, 2013.

FILHO, José de Oliveira. Caminhos para controle da ansiedade na performance musical de trompistas: estudos de casos múltiplos entre Brasil e Portugal. Porto, 2016. 206f. Dissertação (Mestrado em Música). Escola Superior de Música, Arte e Espetáculo: Instituição Politécnico do Porto, 2016.

FONSECA, Pablo Victor Marquine Da. Deveras humano: teoria do tópos musical na obra para piano solo de Claudio Santoro. Brasília, 2016. 322f. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

FRAGA, Vinícius de Sousa. Estudo interpretativo sobre a Fantasia Sul América para clarineta solo de Cláudio Santoro. Bahia, 2008. 125f. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2008.

MED, Bohumil. Teoria da música. 4. ed. rev. e ampli. Brasília, DF: Musimed, 1996.

MENDES, Sérgio Nogueira. O percurso estilístico de Claudio Santoro: roteiros divergentes e conjunção final. Campinas, 2009. 295f. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

PRIOLLI, Maria Luisa de Mattos. Princípios básicos da música para a juventude 1º volume. 48ª ed. Rio de Janeiro, 2006.

OLIVEIRA, José de Carvalho; PINTO, Marco Tulio de Paula. Fantasia Sul América para saxofone solo, processos de assimilação e incorporação de repertório. In: Revista Vórtex, Curitiba, Vol. 8, p. 1-16, 2020.

SILVA, Anderson Afonso. Música para trompa e sixxen, de Estércio Marquez Cunha: resultados sonoros na colaboração entre compositor e intérprete. Goiânia, 2017. 77f. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

SOARES, Lucca Zambonini. Balada para trompa em fá e piano de Almeida Prado: edição crítica e preparação técnica. Campinas, 2017. 195f. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

VIEIRA, Alice Martins Belém. Diálogos de Cláudio Santoro com a produção musical contemporanêa: um estudo a partir de correspondências do compositor e da análise musical de obras para piano. São Paulo, 2013. 254f. Tese (Doutorado em Música). Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

Downloads

Publicado

2022-07-27

Como Citar

DA SILVA, W. A construção da performance da obra Fantasia Sul América para Trompa solo de Claudio Santoro. The Brazilian Trombone Association Journal, [S. l.], v. 3, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/btaj/article/view/61383. Acesso em: 28 abr. 2024.