Catalogação e editoração de obras musicais do maestro J. Ratinho

Autores

  • José de Oliveira Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Canindé
  • Paulo Tavares

Palavras-chave:

Dobrados; Canindé; Bandas de música; Alvorada Mariana; Manuscritos musicais

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar trechos observados das transcrições de dobrados escritos pelo maestro J. Ratinho, da cidade de Canindé - Ceará, em homenagem aos aniversários da banda Alvorada Mariana. A metodologia consistiu em caracterizar os dobrados e os tipos de edição a serem utilizados para facilitar o entendimento do processo de editoração. Nos resultados e discussões são apresentadas e analisadas particularidades encontradas durante a transcrição promovendo uma melhor compreensão da intenção dos pesquisadores. Como considerações finais, a análise e discussão de excertos editorados permite o desenvolvimento dos envolvidos como músicos e musicólogos, instigando os leitores a realizarem trabalhos futuros semelhantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMADO, P. V.; CHAGAS, R. M. S. Dois Corações e Ouro Negro: distinções entre um dobrado tradicional e um dobrado sinfônico nas obras de Pedro Salgado e Joaquim Naegele. in: XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Campinas, 2017.

BINDER, F. P. Novas fontes para o estudo das bandas de música brasileiras. in: Anais do V encontro de musicologia histórica. Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música. 2004.

COSTA, M. A. Música e história: um estudo sobre as bandas de música civis e suas apropriações militares. Tempos Históricos, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 240–260, DOI: 10.36449/rth.v15i1.5707. 2000.

FIGUEIREDO, C. A. Tipos de Edição. Debates: Cadernos do programa de pós-graduação em música. Rio de Janeiro: Carole Gubernikoff. 2004.

FONTOURA, M. A. A Banda da Polícia Militar do Rio Grande do Norte: música e sociedade. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

GONÇALVES, I. B. C. M. O arquivo de partituras da banda de música da Polícia Militar do Ceará (1897-1932). in: XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Manaus, 2018.

LISBOA, R. R. A escrita idiomática para tuba nos dobrados Seresteiro, Saudades e Pretensioso de João Cavalcante. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

MORIM, A. L. G. Arquivo da Orquestra Sinfônica de Santa Maria: uma breve descrição do seu histórico organizacional. in: XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Pelotas, 2019.

ROCHA, J. R. F. O Dobrado: Breve Estudo de um Gênero Musical Brasileiro, 06 ago. 2019. Disponível em: https://portal.brasilsonoro.com/tutoriais/o-dobrado-breve-estudo-de-um-genero-musical-brasileiro/. Acesso em: 01 dez. 2021.

TONI, F. C. A musicologia e a exploração de arquivos pessoais. in: Revista de História. núm. 157, p. 101-128, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2007.

Downloads

Publicado

2022-07-27

Como Citar

DE OLIVEIRA FILHO, J.; DE OLIVEIRA LÚCIO TAVARES, P. . Catalogação e editoração de obras musicais do maestro J. Ratinho. The Brazilian Trombone Association Journal, [S. l.], v. 3, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/btaj/article/view/61574. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos: História e Repertório