VIDEO: O Frevo dos Trombones na Quarentena (projeto piloto)

Autores

Palavras-chave:

Frevo, trombones, Quarentena

Resumo

O Frevo dos Trombones na Quarentena: trata-se de um formato-piloto a partir do qual daremos início a uma inovadora modalidade de submissão: os materiais artísticos. A revista passará, então, a ter anualmente dois números, sendo que um deles conterá os artigos científicos regulares e o outro as publicações artísticas. Esperamos que este seja o marco inicial dessa nova era da revista e se configure numa referência para os futuros autores dessa modalidade.

 

The Trombones in Quarintine's Frevo: this is a pilot format from which we will start an innovative form of submission: artistic materials. The journal will then have two issues annually, one of which will contain regular scientific articles and the other artist publications. We hope that this will be the starting point for this new era of the journal and will become a reference for future authors of this modality.

Frevo dos Trombones en Cuarentena: este es un formato piloto a partir del cual partiremos de una forma innovadora de presentación: los materiales artísticos. La revista tendrá entonces dos números anuales, uno de los cuales contendrá artículos científicos regulares y el otro publicaciones artísticas. Esperamos que este sea el punto de partida de esta nueva era de la revista y se convierta en un referente para los futuros autores de esta modalidad.

Notas de Programa

Em 2020, em um de nossos encontros do curso "Trombones na Quarentena", tivemos a honra de receber Nilsinho o trombonista que tem dedicado todas suas energias e esforços acadêmicos voltados ao FREVO. Durante a aula (das 10:00 as 13:00) Nilsinho nos presenteou com uma composição dedicada ao curso. Durante esse video, vocês terão a oportunidade de ver o próprio Nilsinho demonstrando a composição e em seguida o "Quarentena Ensemble" apresenta o frevo por completo.
O mosaico (ou tiles em Inglês) não foram multiplicados e sim um filtro de transparência foi aplicado por um motivo simbólico: O Projeto Inner's Slides/Curso Trombones na Quarentena representa o Brasil inteiro e as
Silhuetas dos colegas representam as regiões e os espirito de igualdade e união de forças que ocorreu com a ação como resposta à Pandemia.
Por Último, cerca de 80% dos softwares utilizados na gravação edição de audio e vídeo (assim como toda a playlist "Trombones na Quarentena" ) são Softwares livres (Linux, Ardour, KDEnlive entre outros) espero que gostem:

Agradecimentos ESPECIAIS a nossos Irmãos Nilsinho , Nilson Lopes, e a todos os músicos que doaram seu tempo, energia e musicalidade para participar deste projeto, que apesar de conter pouco mais de dois minutos, levou mais de 40 horas para sua concepção e criação :

Ficha técnica
Trombones:
Alexandre Magno
Anderson Pego
Daniel Silva
Fabio Carmo
Jackes Douglas
Junior Vitoriano
Marlon Barros
Marinaldo Lourenço
Mizael França

Bateria/Percussão

Alan Silva
Rodrigo Souza

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilsinho Amarante/Nilson Lopes, Banda Sinfônica da Cidade do Recife

NILSON AMARANTE DA SILVA JUNIOR, conhecido como Nilsinho Amarante, natural de Nazaré da Mata - PE, iniciou seus estudos musicais em Goiana ? PE na Banda Curica. Em 1984, foi residir na cidade do Condado ? PE, que aos 10 anos de idade era trombonista da FILARMÔNICA 28 DE JUNHO DA CIDADE DO CONDADO. Em 1993, foi para Recife ? PE, onde ingressou no CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA e deu continuidade aos seus estudos de TROMBONE com o PROF. FLÁVIO FERNANDES. Em 1997, foi para França, quando matriculado no CONSERVATÓRIO SUPERIOR DE PARIS, estudou com o PROF. JAQUES MAUGER, um dos melhores professores do mundo. Atualmente é o 1º TROMBONISTA da BANDA SINFÔNICA DO RECIFE-PE, Licenciado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco e Diretor Musical e Artístico da Orquestra Experimental de Frevo da UFPE. Professor convidado do Projeto Bandas de PE (interior do Estado de PE) do Conservatório Pernambucano de Música, III Festival Internacional de Trombones da UNIRIO 2016, Festival Internacional de Trombones - Projeto Bone Brasil 2017 e 2019 e Festival TROMBONANZA em Santa Fé/ Argentina 2017. Solista com a Orquestra Sinfônica do Recife-PE juntamente com o trompetista Dr. Nailson Simões (UniRio), a música Suíte Monete, sendo regido pelo autor e arranjador, Maestro Duda. Fez duo com o percussionista Marcos Suzano, um dos melhores do mundo, no projeto DUOS 2013 e 2018 e foi Diretor Musical do percussionista Naná Vasconcelos (in memoriam). Tem feito participações em vários CD´S E DVD´S, tais como: SPOKFREVO ORQUESTRA, ELBA RAMALHO, ALCEU VALENÇA, FAGNER, NANÁ VASCONCELOS, BANDA EDDY, SILVÉRIO PESSOA, LULA QUEIROGA, NENA QUEIROGA, ANTÔNIO NÓBREGA, PEDRO LUÍS E A PAREDE, ANDRÉ RIO, entre outros. Participou de vários FESTIVAIS DE JAZZ com a SPOKFREVO ORQUESTRA, e A TROMBONADA; dentre os festivais, o último foi o mais importante, o TIM FESTIVAL (Rio de Janeiro e São Paulo), onde a crítica local considerou uma das melhores revelações da música instrumental do ano de 2005. Juntamente com a Professora Maria Aida (UFPE), vem desenvolvendo um duo de trombone e piano aonde o frevo instrumental é trazido para um universo erudito sem perder a essência popular, tais como: Trombone no Frevo (Maestro Duda), Duda no Frevo (Senô), Nino o Pernambuquinho (Maestro Duda), Último Dia (Levino Ferreira), Nilsinho Riso Fácil (Inaldo Moreira), Simplesmente Condado (Nilsinho Amarante e Nilson Lopes) entre outros. Líder da ? A TROMBONADA (Quinteto de Trombones).

Referências

O Frevo dos Trombones na Quarentena. . [S.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=A7ctxiGPDrM>. Acesso em: 27 jul 2022. , 26 Jun 2021

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-27

Como Citar

AMANARANTES, N. .; FERREIRA, A. M. e S. VIDEO: O Frevo dos Trombones na Quarentena (projeto piloto). The Brazilian Trombone Association Journal, [S. l.], v. 3, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/btaj/article/view/62264. Acesso em: 3 mar. 2024.