INDIVIDUALISMO E CULTURA: uma abordagem de algumas perspectivas de estudo na antropologia do mundo contemporâneo
Resumo
A discussão que se segue neste artigo se baseia na perspectiva de “Individualismo e Cultura” na modernidade e contemporaneidade. Para tal serão utilizados alguns trabalhos de autores como Dumont, Stolcke, Simmel, Sahlins, Geertz, levando em consideração a abordagem deles dentro do tema sugerido, ou melhor dizendo, como eles pensam o indivíduo moderno-contemporâneo em relação à cultura. Primeiramente será feita uma análise de cada um deles a partir de alguns de seus trabalhos, absorvendo as suas perspectivas de estudo da sociedade contemporânea e mais especificamente a noção de individualismo e cultura para eles, sendo para alguns a abordagem mais clara com relação ao individualismo, e para outros a de cultura. Só assim poderá ser feito um cruzamento das idéias destes autores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).