O ESTADO E A ESCOLA

Autores

  • Fernando Antonio Dornelas Belmont Neri UFPB
  • Ivana S. Bastos UFPB

Resumo

Este artigo é resultado de trabalho de conclusão da disciplina Estágio Supervisionado II, do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Trata-se de etnografia de caráter qualitativo, cunho descritivo, que aborda aspectos estruturais, funcionais, administrativos e educacionais que envolvem a realidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula e sua relação com o Estado e com a comunidade. O objetivo inicial era compreender o funcionamento do futuro ambiente de trabalho dos(as) estudantes/pesquisadores(as), observando também as relações sociais da escola com a comunidade do seu entorno, aspecto esse que acabou recebendo muita atenção no decorrer da pesquisa – em função de questões como a violência, por exemplo. A coleta de dados foi realizada a partir do levantamento das informações obtidas nos relatos de professores(as), funcionários(as) e alunos(as). Apresentamos elementos que possibilitam uma reflexão da escola publica em face às inspirações provocadas pelos novos conteúdos e disciplinas, como é o caso da implementação da sociologia no ensino médio. Observamos inúmeros obstáculos na implementação do processo de ensino e aprendizagem e na construção do conhecimento crítico, averiguamos problemas estruturais no ensino público que resultam em fortes inconsistências na administração, funcionalidade e compromisso social da escola com seus alunos(as).

Palavras- chave: Estado; Escola e Educação.

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Publicado

2019-07-24

Edição

Seção

OFÍCIO DE CIENTISTA SOCIAL