FAT STUDIES: entrevista com Cat Pausé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n28.62500.p95-100

Palavras-chave:

Cat Pausé, entrevista, fat studies, gordofobia

Resumo

Caitlin Clare Pausé — Cat Pausé — foi especialista na área dos Fat Studies, professora da Massey University (Nova Zelândia) e diretora do Centro de Libertação das Pessoas Gordas. Coeditou The Routledge International Handbook of Fat Studies (PAUSÉ; TAYLOR, 2021) e coordenaria a próxima conferência Fat Studies: Rights, Personhood, Disposability que ocorrerá online em julho de 2022. Sua pesquisa está focada nos efeitos do estigma da gordura na saúde e no bem-estar de indivíduos gordos e como os ativistas gordos resistem ao “Apocalipse Gordo”. Ela foi defensora de uma nova ética da gordura que se centralize numa epistemologia da gordura. Seu programa de rádio e podcast, Friend of Marilyn, vem apresentando trabalhos acadêmicos e discussões sobre gordura, bem como introduzindo temas e indivíduos ligados ao ativismo gordo desde 2011. A presente entrevista foi realizada em janeiro de 2022 por Nicole Pontes, professora e pesquisadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, como parte de um projeto para estreitar laços e ampliar o acesso da comunidade acadêmica brasileira interessada nos Fat Studies aos autores e autoras da área mundo afora. A entrevista foi realizada em reunião virtual por meio do aplicativo Zoom. Respostas mais pontuais às questões específicas foram enviadas por e-mails. Toda a comunicação foi estabelecida em inglês, e as respostas traduzidas para o português pela entrevistadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cat Pausé, Massey University

Professora da Massey University/Nova Zelândia. PhD em Desenvolvimento Humano pela Texas Tech University/EUA. Especialista na área dos Fat Studies e diretora do Centro de Libertação das Pessoas Gordas.  Suas pesquisas estão focadas nos efeitos do estigma da gordura na saúde e no bem-estar de indivíduos gordos e como os ativistas gordos resistem ao “Apocalipse Gordo”. Ela foi defensora de uma nova ética da gordura que se centralize numa epistemologia da gordura. Organizadora e apresentadora do programa de rádio e podcast, Friend of Marilyn, no qual são apresentados trabalhos acadêmicos e discussões sobre gordura, bem como introduzindo temas e indivíduos ligados ao ativismo gordo desde 2011.

Nicole Pontes, Universidade Federal Rural de Pernambuco/UAST

Graduada em ciências sociais pela UFPE (1999), mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e pela The New School For Social Research (2004) e Doutora em Sociologia pela UFPB (2014). Atualmente é docente de Sociologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Em conjunto com as demais colegas, coordena o Dadá - Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero, Sexualidade e Saúde (UFRPE/UAST/CNPq) e integra a Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido - RIMAS. Participa do Comitê Técnico para Implementação de Políticas de Saúde LGBT em Serra Talhada. Tem atuado em áreas como Gênero e uso do tempo, Políticas Públicas, Teoria Sociológica, metodologias qualitativas e corpo gordo feminino. ID Lattes: 0800574110391775.

Downloads

Publicado

2022-06-10

Edição

Seção

DOSSIÊ FAT STUDIES