REFLEXÕES ANTROPOLÓGICAS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS CENTRADAS NAS CRIANÇAS: um estudo inicial sobre o “Projeto Cidade das Crianças” e sua realização no município de Jundiaí (SP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n29.62778.p89-113

Palavras-chave:

políticas públicas, antropologia, cidades, Projeto Cidade das Crianças

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo analisar os desdobramentos do “Projeto Cidade das Crianças” em Jundiaí, cidade brasileira situada no estado de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa internacional de gestão municipal, fundada na Itália em 1991 que busca colocar as crianças no foco das políticas públicas. Desde 2018, o município paulista vem implementando ações do Projeto em seu território, que aqui serão analisadas, destacando o papel da atual gestão municipal. Compreendendo o campo das políticas públicas como um campo multidisciplinar, trazemos uma perspectiva antropológica para esta análise atentando para diferentes motivações e relações entre agentes que atuam na criação e realização das políticas. Por meio de pesquisa online e de uma breve viagem de campo a Jundiaí (na qual empregou-se, sobretudo, as técnicas de caminhada exploratória, conversas informais e observação direta e participante), o texto apresenta as análises de uma etnografia de políticas públicas em fase inicial. O trabalho espera demonstrar a relevância da atuação antropológica para além do âmbito acadêmico, trazendo reflexões a respeito de políticas públicas pautadas em pesquisas atuais sobre e com crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Soares Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2019) e bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana e Antropologia da Criança, trabalhando principalmente com os seguintes temas: pesquisas com/sobre crianças, crianças urbanas, políticas públicas voltadas para crianças. Currículo Lattes.

Flávia Ferreira Pires, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora na Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba, onde trabalha desde 2008. Membro do Global Young Academy desde 2018. Pesquisadora produtividade no CNPq de 2012-2021. Desfrutou da Fulbright Visiting Professor Award em 2021 do Department of Childhood Studies em Rutgers University, USA. Realizou pós-doutorado em Sociologia na Sheffield University (2012-2014) e em Antropologia no Museu Nacional/UFRJ (2008), Universidade Federal de Minas Gerais em Educação (2020). Finalizou seu doutorado em Antropologia Social no Museu Nacional - UFRJ (2007), mestrado em Antropologia Social no Museu Nacional - UFRJ (2003). Líder do grupo de pesquisa CRIAS - Criança: Cultura e Sociedade/ UFPB. Mãe de duas meninas, esteve em licença maternidade em 2013 e 2015/6. Vem pesquisando e orientando uma gama de estudos focados no cotidiano infantil, vida social e política de crianças e adolescentes em sua maioria às margens do Estado e de direitos. Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

DOSSIÊ ANTROPOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONFLUÊNCIAS EPISTÊMICAS