AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE EXPANSÃO DO IFCE JUNTO AOS POVOS DO MAR DE CAMOCIM/CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n29.62871.p133-161

Palavras-chave:

avaliação de política pública, política de educação profissional e tecnológica, desenvolvimento, povos do mar

Resumo

Este trabalho busca avaliar a política de expansão da educação profissional e tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e sua relação com os povos do mar localizados no município de Camocim/CE. Para tanto, apresenta-se como questão central: em que medida a política de expansão do IFCE vem contribuindo para o desenvolvimento dos povos do mar de Camocim/CE? Metodologicamente, trata-se de uma avaliação de caráter qualitativo, realizada por meio  de estudo de caso no IFCE campus Camocim junto aos moradores do bairro Praia de Camocim. Como resultados, os indicadores apontam que a expansão dos IF vem oportunizando o acesso à educação pública, presencial e federal, e que o IFCE campus Camocim contribui para a mudança de vida dos familiares dos pescadores. Contudo, o diálogo com os povos do mar está institucionalmente embrionário, ainda que com potencial para avançar diante da possibilidade do IFCE em rever os seus métodos pedagógicos nos termos de uma educação profissional de caráter emancipatório, e ser coerente com o contexto da comunidade local para alcançar o desenvolvimento no sentido de Furtado (1980). Nesse sentido, sugere-se a incorporação de metodologias mais inclusivas e flexíveis por meio de um projeto institucional articulado com ensino, pesquisa e extensão, respeitando a autonomia dos sujeitos e da comunidade dos povos do mar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aniely Silva Brilhante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Assistente Social no IFCE, campus Camocim, mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Currículo Lattes.

Alcides Fernando Gussi, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto na Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-doutor em Análise e Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

DOSSIÊ ANTROPOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONFLUÊNCIAS EPISTÊMICAS