REVISITANDO O TALHADO: ensaio visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n29.63730.p180-188

Palavras-chave:

comunidade quilombola, reconhecimento , políticas públicas, ensaio visual

Resumo

Este ensaio apresenta, por meio de fotografias, as transformações ocorridas na comunidade quilombola do Talhado rural e urbano na cidade de Santa Luzia, estado da Paraíba, durante o período entre uma pesquisa de mestrado apresentada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no ano de 1998, e o retorno do pesquisador durante o estágio pós-doutoral, no ano de 2022. O registro etnográfico retrata o cotidiano da comunidade, seus costumes, vivências e as mudanças trazidas pelas políticas públicas a partir do reconhecimento do quilombo, tais como: a organização da população em associações no espaço rural e urbano e suas novas lideranças; a construção da igreja e praça; a implantação de aerogeradores de energia eólica e a construção de um galpão para confecção das cerâmicas pelas mulheres e de uma escola quilombola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Vandilo dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2011), mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (1998), bacharel em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (1993) e licenciado em Ciências Sociais (1988). É professor da Universidade Federal do Tocantins — campus de Palmas, desde 2003. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia atuando principalmente nos seguintes temas: Memória, Identidade, Sociedade e Cultura. Currículo Lattes.

Lara Santos de Amorim, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Antropologia Social pela Universidade de Brasília, mestrado e doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (2002), doutorado Sandwich em Antropologia — City University of New York (2001). Realizou pós-doutorado no PPGCInf/UnB (2018) sobre acervo fotográfico digital institucional, memória e modernismo. Realizou pesquisa etnográfica na área de antropologia urbana, com ênfase em expressões culturais musicais (hip hop) e festas populares e tradicionais (Folia do Divino Espírito Santo), atuando principalmente nos seguintes temas: teoria do ritual e ritos sociais, manifestações tradicionais e movimentos musicais alternativos, globalização e mudança cultural. Pesquisa também as áreas de políticas públicas e patrimônio cultural, antropologia e imagem, performance e manifestações artísticas; memória, fotografia e cinema e acervos imagéticos digitais. Integra o Grupo de Pesquisa Antropologia Visual, Arte, Etnografia e Documentário — AVAEDOC/PPGA/UFPB e GIPCSA/PPGA/UFPB. É professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no curso de graduação em Antropologia/Litoral Norte e no Programa de Pós-graduação em Antropologia PPGA/UFPB, atuando nas linhas de pesquisa "Imagem, Arte e Performance" e "Etnografias e Sociabilidades Urbanas".  Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

DOSSIÊ ANTROPOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONFLUÊNCIAS EPISTÊMICAS