O COTIDIANO NA “FRONTEIRA ENTRE A VIDA E A MORTE”: narrativas dos coveiros do Cemitério do Gavião em São Luís/MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n31.66560.p272-293

Palavras-chave:

Cemitério do Gavião, coveiros, narrativas, estigmas.

Resumo

O presente artigo apresenta o universo do Cemitério do Gavião, como um local de despedida que se caracteriza pela fronteira entre a vida e a morte. No entanto, escolhemos como sujeitos da pesquisa, os coveiros; e, a partir das suas narrativas é que este universo será apresentado. Desta forma, o objetivo deste estudo consiste em analisar as questões do dia a dia e os significados construídos pelos próprios coveiros que vivenciam o cotidiano do Cemitério. Para melhor compreensão da proposta deste artigo, a metodologia se deu em duas vertentes, sendo a primeira numa abordagem bibliográfica com referências de artigos, livros e dissertações; porém, o estudo se aprofunda na vertente empírica, pois ao longo do artigo, repleto de fotografias como ferramenta metodológica de análise(s) e, principalmente, lançamos mão da metodologia da história oral, a partir das narrativas desses profissionais, nos possibilitando conhecer histórias até então silenciadas. Com base nas narrativas, foi possível perceber a ideia de pertencimento que os profissionais têm com o Cemitério do Gavião, as emoções intrínsecas ao trabalho de serem testemunhas da despedida. Por fim, foi possível entender, como esses profissionais, que não possuem acompanhamento psicológico profissional, lidam diariamente com essa carga de emoções e as relações de afeto estabelecidas naquele ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Boás Viana, Universidade Estadual do Maranhão

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR/UFT); mestre em Cartografia Social e Política da Amazônia pela Universidade Estadual do Maranhão; graduado em Artes; Turismo; Pedagogia e Direito. Lattes.

Ariele DuCarmo Santos, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Carlo; mestra em Cartogafria Social e Política da Amazônia pela Universidade Estadual do Maranhão;  graduada em Geografia e especialista em Gestão e Educação Ambiental; Administração Escolar; Supervisão e Orientação; Educação à Distância; Gestão e Tutoria; Educação Especial e Psicopedagogia. Lattes.

Downloads

Publicado

2023-12-11