Um Dispositivo de Sensoriamento para Determinação de Desempenho de Tratores Agrícolas

Autores

  • Daniel Ciro de Souza Universidade Federal do Pampa, Campus Itaqui
  • Alexandre Russini Universidade Federal do Pampa, Campus Itaqui
  • Rogério Rodrigues de Vargas Universidade Federal do Pampa, Campus Itaqui
  • Cristiano Galafassi Universidade Federal do Pampa, Campus Itaqui
  • Luis David de Nazaré Martins Universidade Federal do Pampa, Campus Itaqui

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2595-0622.2019v3n1.41631

Palavras-chave:

datalogger, trator, potência

Resumo

O presente trabalho descreve o desenvolvimento de uma instrumentação eletrônica para determinar o desempenho de tratores agrícolas em pista de concreto e em solo firme utilizando um conjunto de sensores  com auxílio de plataforma aberta. O trabalho foi desenvolvido utilizando a plataforma Arduino, composta por uma placa MEGA, PRÓ MINI, GPS, Display, Capacitores, Reguladores de Tensão, Dissipador de Calor, Jumpers, Modulo SD CARD, Botão Liga e Desliga, Adaptador VGA macho DB15 e um Case, que serviram como componentes para construção do Datalogger, na qual serviu para armazenamento de dados oriundos dos sensores instalados em diferentes pontos do trator agrícola. Os dados armazenados pela instrumentação permitem determinar de forma precisa o desempenho de tratores quando em tração nos diferentes tipos de superfície propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Ciro de Souza, Universidade Federal do Pampa, Campus Itaqui

Possui graduação em Tecnologia de Produção ênfase Industrial pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (2007). Trabalho em empresa privada durante 8 anos experiência na área de logística de emergência e em cadeia de suprimentos 4PL, nas empresas IBM e Geodis. Bacharel em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do Pampa campus Itaqui bolsista de iniciação científica no grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa em Sistemas Inteligentes e Modelagem, da Universidade Federal do Pampa. Atualmente estudante do curso de Agronomia da Universidade Federal do Pampa campus Itaqui.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Souza, D. C. de, Russini, A., Vargas, R. R. de, Galafassi, C., & Martins, L. D. de N. (2019). Um Dispositivo de Sensoriamento para Determinação de Desempenho de Tratores Agrícolas. Comunicações Em Informática, 3(1), 1–4. https://doi.org/10.22478/ufpb.2595-0622.2019v3n1.41631

Edição

Seção

Artigos