Aprendizado Prático de Subsistemas de Entrada/Saída em Projetos de Sistemas Computacionais com Suporte do Simulador CompSim
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2595-0622.2020v4n1.51752Palavras-chave:
Subsistema de Entrada/Saída, Aprendizado prático, Simulador CompSimResumo
No estudo de projetos de sistemas computacionais, o tema Subsistemas de Entrada/Saída inclui conceitos complexos e extensos, que não são tratados de forma adequada pelos simuladores computacionais presentes na literatura. Este artigo apresenta uma proposta de uso do simulador computacional CompSim para suportar os processos de ensino-aprendizagem práticos em Subsistemas de Entrada/Saída. Para o desenvolvimento do trabalho aqui proposto, realizou-se um levantamento bibliográfico de aspectos de subsistemas de entrada/saída, e de como os simuladores e sistemas computacionais reais os tratam. Com isso, formulou-se mecanismos que simplificam a criação e conexão de novos periféricos ao sistema computacional virtual do CompSim. A abordagem proposta tem sido empregada em diferentes cursos e os resultados mostram a efetividade do processo de ensino-aprendizagem.