VENCENDO O RACISMO NO CHÃO DA ESCOLA

Autores

  • Irene Késsia das Mercês do Nascimento UFPE
  • Edmilton Amaro da Hora Filho UFPE

Resumo

O presente trabalho intitulado “ VENCENDO O RACISMO NO CHÃO DA ESCOLA” tem como o objetivo principal realizar uma abordagem sobre o currículo considerando a cultura afro descendente apontando o Projeto Político Pedagógico (PPP) como uma estratégia para a superação de paradigmas ligados aos racismos e preconceito. Como fundamentação teórica foram analisados documentos oficiais da Legislação Federal Brasileira sendo eles a Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB do ano de 1996, especificamente no artigo 13 e 14 e a lei federal N° 10639/2003, como também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e teóricos de grande valor para o campo da educação. Neste trabalho também expomos notícias recentes publicadas na mídia impressa e televisiva com relação à temática Étnico Racial na escola brasileira. Palavra chave: Projeto Político Pedagógico (PPP), Racismo, Cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Késsia das Mercês do Nascimento, UFPE

Estudante de Pedagogia- UFPE Universidade Federal de Pernambuco Brasil, Concluinte do Normal Médio (2012) Atua como professora da Educação Básica. Possui experiência com turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 da Rede Publica e Privada, Alunos autistas, possui experiência com contação de histórias, organização em eventos pedagógico e oficinas de reciclagem.Atualmente faz parte do grupo de pesquisa GEPAR-UFPE atuando com pesquisas sobre as Relações Étnico Raciais.

Edmilton Amaro da Hora Filho, UFPE

Graduado em GEOGRAFIA pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. Especialista em EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE. Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil. Especialista em GESTÃO AMBIENTAL Faculdade Frassinetti do Recife-PE. FAFIRE, Brasil. Mestrado em andamento em EDUCAÇÃO. Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. Graduação em andamento em PEDAGOGIA. Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental. Educação de jovens e adultos e Ensino da cultura Afro-brasileira.

Downloads

Publicado

2015-03-06

Edição

Seção

Iniciação Científica