AS VÁRIAS FACES DA GUERRA EM VENTOS DO APOCALIPSE E OS SERTÕES

Autores

  • Maria Aparecida Nascimento de Almeida UEPB (Universidade Estadual da Paraíba)
  • Felipe Pereira da Silva UEPB (Universidade Estadual da Paraíba)
  • Rosilda Alves Bezerra

Resumo

De autoria do escritor brasileiro Euclides da Cunha, Os Sertões, tal qual o romance Ventos do Apocalipse, escrito por Paulina Chiziane, primeira mulher moçambicana a publicar um romance, apresentam-se como obras literárias que fazem jus a definição de Miguel de Cervantes para o termo literatura, quando a define como “ficção, criação e recriação de uma realidade”, pois externam, com a propriedade de quem testemunhou os conflitos, todas as consequências ocasionadas pela guerra: destruição, humilhação, sofrimento, miséria, ódio e morte. Neste contexto os autores apresentam o cenário dantesco das guerras civis ocorridas no Brasil e Moçambique nos séculos XIX e XX respectivamente. Desta forma o presente artigo propõe uma investigação que perpassa a análise do contexto histórico, social e literário, no qual as supracitadas narrativas foram produzidas a fim de destacar as semelhanças e particularidades expressas através da objetividade realista de Euclides da Cunha e da subjetividade poética de Paulina Chiziane na abordagem apocalíptica que envolve guerra e literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Nascimento de Almeida, UEPB (Universidade Estadual da Paraíba)

Graduada em Letras pela UEPB, Especialista em Literatura e Cultura Afro-brasileira e Fundamentos da Educação, aluna especial do PPGLI (Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade) da UEPB.

Felipe Pereira da Silva, UEPB (Universidade Estadual da Paraíba)

Graduado em Letras e Pedagogia pela UEPB e mestrando no PPGLI (Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade) da UEPB.

Downloads

Publicado

2015-03-06

Edição

Seção

Literaturas Africanas e da Diáspora Negra