QUEM SÃO OS INDÍGENAS QUOTISTAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS: DESVELANDO O PERTENCIMENTO ÉTNICO E A PERSPECTIVA DE GÊNERO.

Autores

  • Marcos André Ferreira Estácio Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Ytanajé Coelho Cardoso Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Resumo

A presente pesquisa objetivou analisar o ingresso e a permanência de índios na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a partir do pertencimento étnico, da perspectiva de gênero e da faixa etária dos discentes indígenas quotistas. Metodologicamente, o estudo foi de natureza qualitativa, ilustrada por dados quantitativos e os tipos de pesquisa foram: documental e de campo. Para coleta de dados, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas. Identificou-se que das 82 etnias indígenas localizadas no estado do Amazonas, 33 delas ingressaram na UEA pelas quotas étnicas, significando suas lutas e reivindicações por educação escolar, tanto específica como diferenciada. Ao se analisar a perspectiva de gênero, têm-se a predominância de índios do sexo masculino (58,13%), já no que se refere a faixa etária obteve-se que eles têm idades entre 17 a 64 anos, com a preponderância daqueles que possuem de 22 a 31 anos, os quais representam 53,44% dos indígenas quotistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos André Ferreira Estácio, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História Geral da Educação, História da Educação Brasileira e Amazônica, e Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino superior, indígenas, movimentos sociais, Amazonas, ação afirmativa e democracia.

Downloads

Publicado

2015-03-06

Edição

Seção

Educação, Ações Afirmativas e Relações Etnicorraciais