ESTUDOS CULTURAIS, EDUCAÇÃO E PROCESSOS IDENTITÁRIOS: JUVENTUDE, GÊNERO, RAÇA

Autores

  • Graça Elenice dos Santos Braga Universidade Federal Rural de PE
  • Marcos Solano Duarte

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar as contribuições teóricas e políticas nos Estudos Culturais, tendo como base os teóricos do campo das ciências sociais como da educação contemporânea. Realizamos uma contextualização do tema nas últimas décadas e apontamos dos quais nos aproximamos para pensar sobre os estudos. Sugerimos uma reflexão critica sobre a noção da identidade da juventude, gênero e raça e como se insere no cenário escolar, propomos tratá-la como categorias identitárias dinâmicas e não biológicas. Nas análises percebemos a influência nos diversos momentos históricos e territoriais aos Estudos Culturais , bem como sua atualização nos princípios teóricos, em conexão com o contexto e os sujeitos políticos. Ainda, observamos a importância das instituições de ensino pautar como estudos as identidades as suas relações e expressões culturais. Assim, destacamos aspectos desafiantes aos profissionais da educação e pesquisadores apontados pelos Estudos Culturais.

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Publicado

2015-03-06

Edição

Seção

Identidades, Territórios e Movimentos Sociais