DISCUTINDO A TEMÁTICA AFROBRASILEIRA NA ESCOLA

Autores

  • Zenneyde Alves Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Gerlani da Costa Melo
  • Maria Janaína dos Santos Silva
  • Ana Cristina Silva Daxenberger

Resumo

O presente artigo apresenta a pesquisa-ação relacionada à temática cultura afrobrasileira no currículo escolar, na Escola E. E. F. M. Ministro José Américo no Município de Areia/PB, com alunos de duas turmas do 3°ano do Ensino Médio. Ela iniciou-se, por meio de um levantamento diagnóstico para se compreender quais os conhecimentos os participantes tinham sobre a cultura afrobrasileira, e se a escola estava implementando a Leis 10.639/03 e 11.645/08. A partir dos dados coletados, desenvolveu-se encontros formativos sobre a temática para que os participantes pudessem ampliar seus conhecimentos e fortalecer a valorização e reconhecimento da cultura afrobrasileira. Constata-se que há necessidade de ampliação desta temática no currículo escolar, sobretudo, porque muitos professores não tiveram formação inicial nesta área para atuar com uma práxis crítica que almeje superar a descriminação e a valorização da cultura afrobrasileira.

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Biografia do Autor

Zenneyde Alves Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Graduanda em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal da Paraíba. Aluno de Extensão (Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais)

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Publicado

2015-03-06

Edição

Seção

Iniciação Científica