Transformações no imaginário cristão e espetáculo nas mídias sociais digitais: Fábio de Melo, de padre a celebridade religiosa

Autores

  • Adriana do Amaral Freire PPGC/UFPB
  • Karla Regina Macena P. Patriota

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2017v10n1.35038

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as ações discursivas de uma personalidade do catolicismo, numa perspectiva mercadológica e espetacular, classificando-o como uma celebridade da fé, no ambiente das mídias sociais digitais. Para isso, nos debruçamos sobre a fan page do padre Fábio de Melo, na rede social Facebook e no seu perfil na rede Twitter. Analisamos, assim, fragmentos dos discursos disseminados nessas redes, considerando como ponto de partida, além da sua dimensão midiática, as possibilidades interativas, a construção identitária espetacular e as vertentes promocional e mercadológica, constituintes da imagem do Padre em questão. Na perspectiva das práticas religiosas contemporâneas evidencia-se a instrumentalização das atividades midiáticas e mercadológicas para o fortalecimento da imagem de celebridades religiosas, o que acaba favorecendo a transformação do imaginário dos fiéis em relação às formas como passam a ver e a praticar a sua própria religiosidade. Palavras-chave: Celebridade religiosa. Mídias digitais. Discurso. Espetáculo. Mercadológico.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

FREIRE, A. do A.; PATRIOTA, K. R. M. P. Transformações no imaginário cristão e espetáculo nas mídias sociais digitais: Fábio de Melo, de padre a celebridade religiosa. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 10, n. 1, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2017v10n1.35038. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/35038. Acesso em: 14 jun. 2021.

Edição

Seção

Dossiê: Cotidiano, Imaginário e Mídia