Usos católicos do ciberespaço: algumas reflexões
Palavras-chave:
Ciberespaço, Igreja Católica, Materialidades do sagrado, Ritualidades, Sociabilidades.
Resumo
Este estudo traz a discussão da utilização da internet como recurso de comunicação católico. A partir de um levantamento bibliográfico que identifica as formas como o catolicismo tem ocupado os espaços das novas mídias, levando em consideração os esforços da Igreja e também de seus seguidores, analisamos os modelos de usos e apropriações do ciberespaço pelos católicos. O trabalho objetiva perceber se há transformações nos protocolos das sociabilidades, ritualidades e materialidades do sagrado e refletir sobre as mudanças que os usos do ciberespaço potencializam para uma nova vivência do religioso por parte dos fiéis da Igreja Católica. Além de destacar autores dos estudos da sociologia da religião, a metodologia se ancora principalmente na revisão bibliográfica de artigos escritos em língua portuguesa, que abordam exemplos de como seguimentos católicos tem utilizado a internet para mediarem suas vivências religiosas. Optamos por dar destaque a pesquisas recentes, como forma de percebermos as tendências acadêmicas atuais no que tange as pesquisas sobre religião e os meios de comunicação digitais. Como resultado, este trabalho visa fazer a ponte entre dois campos que fundamentalmente precisam dialogar, contribuindo para as discussões atuais comuns às ciências das religiões e da comunicação.
Publicado
2019-07-30
Edição
Seção
Artigos: Temática Livre
O(s) autor(es) do original apresentado se compromete(m) a cumprir o que se segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este original é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já que a obra não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do original à Diversidade Religiosa, à qual concedem permissão para sua reprodução, comércio, edição e publicação on-line.
- O(s) autor(es) assinam a Cessão de Direito Autoral da primeira publicação de seu original à Diversidade Religiosa, licendiado sob a Crative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento deste trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- O(s) autor(es) têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu original (ex: em repositórios institucionais, página pessoal virtual, eventos científicos e congêneres) desde que referenciada a Diversidade Religiosa, já que isto pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.