Protestantismo, xamanismo e cosmologia terena: a missão indígena UNIEDAS e as igrejas pentecostais em Mato Grosso do Sul-Brasil
Palavras-chave:
Protestantismo, Terena, Ressignificação.
Resumo
No presente artigo apresentamos os protestantismos histórico, pentecostal e suas implicações no campo religioso de Mato Grosso do Sul (1970-2010). Dessa forma, destacamos a apropriação do protestantismo norte-americano pelos Terena, povos indígenas pertencentes ao Tronco Linguístico Aruak, que criaram a Missão Indígena UNIEDAS no ano de 1972 e a concorrência estabelecida pela instalação das novas igrejas protestantes pentecostais e indígenas. Dessa forma, nossa pesquisa busca ampliar o olhar sobre a religiosidade/cosmologia/tradição Terena buscando compreender a pluralidade religiosa cristã nas aldeias Bananal e Ipegue e suas relações com o xamanismo. Portanto, quando voltamos à UNIEDAS, ora enquanto Missão, ora enquanto Igreja, é para evidenciar o papel da instituição na conformação do campo religioso cristão Terena. Portanto, para a elaboração desta pesquisa recorremos as seguintes epistemologias: História, Historiografia, Antropologia e Teologia.
Publicado
2019-07-30
Edição
Seção
Artigos: Temática Livre
O(s) autor(es) do original apresentado se compromete(m) a cumprir o que se segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este original é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já que a obra não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do original à Diversidade Religiosa, à qual concedem permissão para sua reprodução, comércio, edição e publicação on-line.
- O(s) autor(es) assinam a Cessão de Direito Autoral da primeira publicação de seu original à Diversidade Religiosa, licendiado sob a Crative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento deste trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- O(s) autor(es) têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu original (ex: em repositórios institucionais, página pessoal virtual, eventos científicos e congêneres) desde que referenciada a Diversidade Religiosa, já que isto pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.