Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Apresentar, em anexo, declaração de que o artigo não se configura em plágio, conforme modelo abaixo:

    Em cumprimento ao que regulamenta a Lei nº 9.610, de 19 de fevereito de 1998 e a Lei nº 12.853, de 14 de agosto de 2013, DECLARO o artigo submetido à Revista Educare (citar o nome do artigo submetido),  é de minha autoria e não viola os direitos autorais, conforme Art. 184, do Código Civil Penal, Lei 10.406/2002.

    Local e data.

    Assinatura do(s) autor(es) 

Diretrizes para Autores

Normas para Publicação – Revista EDUCARE (RE)

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

 

  1. A Revista Educare (Online) - RE (ISSN 2527-1083), publicação on-line do Departamento de Fundamentação da Educação (DFE), do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba, com periodicidade semestral, aceita para publicação artigos, ensaios, resenhas, resumos (teses, dissertações etc.), exclusivamente via cadastro de autores no site: ( http://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/author);
  2. As colaborações deverão estar diretamente relacionadas a área de Educação/Fundamentos da Educação, oriundos de reflexões, estudos teóricos e pesquisas. Serão publicadas as colaborações inéditas, escritos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa;
  3. A seleção dos manuscritos terá como base a linha editorial da revista, a originalidade e a consistência do texto;
  4. As colaborações enviadas serão inicialmente analisadas quanto à forma e às normas gerais e específicas da RE;
  5. Caberá exclusivamente à RE encaminhar para avaliação de seus pareceristas interno e externo (ad hoc). As avaliações receberão as seguintes menções: i) Aprovado, ii) Aprovado, com restrições ou iii) Não aprovado. Em caso de análises diferentes dos pareceristas, a colaboração será analisada por um terceiro parecerista;
  6. Os autores que tiverem seus manuscritos aprovados com restrições terão o prazo de 15 (quinze) dias para providenciar as modificações necessárias. O não cumprimento do prazo implica na recusa do manuscrito;
  7. Configuração da página: margens superior e esquerda, 3 cm; inferior e direita, 2cm, tamanho do papel A4;
  8. Na apresentação dos originais deve constar um cabeçalho com: título e subtítulo em maiúscula, com negrito, fonte Cambria, tamanho 14, centralizado;
  9. Na sequência, os nomes dos autores, precedidos por uma asterisco (*), no caso de UM autor, dois asteriscos (**), no caso do segundo autor e assim sucessivamente, no máximo de 3 (três) autores, com as respectivas credenciais em nota de rodapé: titulação, local de trabalho etc.;
  10. Logo após deve vir os resumos em português e em outra língua (resumen, abstract ou résumé), digitado em tamanho 11, fonte Cambria, espaçamento simples;
  11. No corpo do texto digitá-lo em tamanho 12, fonte Cambria, espaçamento 1,5 entre linhas;
  12. Citação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;
  13. Referências – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6023: Informação e documentação - Referências – Elaboração;
  14. Apresentação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 14724: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação;
  15. Resumo – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6028: Informação e documentação – resumos, em dois idiomas: português e inglês ou português e espanhol com a indicação de três palavras-chave.
  16. Todos os originais enviados devem estar de acordo com as normas específicas da seção a que se destinam em formato Microsoft Word (97-2003), OpenOffice ou RTF;
  17. É de responsabilidade dos autores a CORREÇÃO da língua portuguesa, antes do envio dos artigos; no item suplementar, acrescentar declaração do revisor do artigo, com filiação institucional e o CPF, firmando a declaração;
  18. As contribuições que ultrapassarem o número máximo de páginas (exceto as referências) NÃO serão aceitas para avaliação;
  19. Pelo menos um dos autores deverá possuir, no mínimo título de DOUTOR;
  20. No caso de trabalhos oriundos de pesquisas de mestrado, doutorado e/ou iniciação científica, OBRIGATORIAMENTE, deverá conter o nome do professor-orientador, conforme titulação no item 19;
  21. Apresentar, em anexo, declaração de que o artigo não se configura em plágio, conforme modelo abaixo:
  22. Em cumprimento ao que regulamenta a Lei nº 9.610, de 19 de fevereito de 1998 e a Lei nº 12.853, de 14 de agosto de 2013, DECLARO o artigo submetido à Revista Educare (citar o nome do artigo submetido),  é de minha autoria e não viola os direitos autorais, conforme Art. 184, do Código Civil Penal, Lei 10.406/2002.
  23. Local e data.

    Assinatura do(s) autor(es) 

NORMAS EDITORIAIS ESPECÍFICAS

Artigos – no mínimo de 10 e máximo de 20 laudas;

Ensaios – no mínimo de 10 e máximo de 12 laudas;

Debates/Entrevistas – no mínimo de 5 e máximo de 10 laudas;

Traduções – no mínimo de 10 e máximo de 15 laudas.

 

 

 

Antropologia da Educação

- Artigos – no mínimo de 10 e máximo de 20 laudas;

-        Digitar o texto em tamanho 12, fonte Cambria, espaçamento 1,5 entre linhas;

-        Citação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;

-        Referências – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6023: Informação e documentação - Referências – Elaboração;

-        Apresentação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 14724: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação;

-        Resumo – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6028: Informação e documentação – resumos.

Filosofia da Educação

 

Artigos – no mínimo de 10 e máximo de 20 laudas;

-        Digitar o texto em tamanho 12, fonte Cambria, espaçamento 1,5 entre linhas;

-        Citação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;

-        Referências – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6023: Informação e documentação - Referências – Elaboração;

-        Apresentação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 14724: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação;

-        Resumo – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6028: Informação e documentação – resumos.

História da Educação

Artigos – no mínimo de 10 e máximo de 20 laudas;

Ensaios – no mínimo de 10 e máximo de 15 laudas;

Debates/Entrevistas – no mínimo de 5 e máximo de 10 laudas;

Resenhas – no mínimo de 3 e máximo de 5 laudas;

Resultados de pesquisas de iniciação científica – no mínimo de 5 e máximo de 10 laudas.

Traduções – no mínimo de 10 e máximo de 20 laudas.

Resumos – no mínimo 250 e máximo 500 palavras, sem espaços.

 

-        Digitar o texto em tamanho 12, fonte Cambria, espaçamento 1,5 entre linhas;

 

-        Citação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;

 

-        Referências – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6023: Informação e documentação - Referências – Elaboração;

 

-        Apresentação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 14724: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação;

 

-        Resumo – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6028: Informação e documentação – resumos.

 

Psicologia da Educação

Artigos – no mínimo de 10 e máximo de 20 laudas;

Ensaios – no mínimo de 10 e máximo de 15 laudas;

Debates/Entrevistas – no mínimo de 5 e máximo de 10 laudas;

Resenhas – no mínimo de 3 e máximo de 5 laudas;

Resultados de pesquisas de iniciação científica – no mínimo de 5 e máximo de 10 laudas.

Traduções – no mínimo de 10 e máximo de 20 laudas.

Resumos – no mínimo 250 e máximo 500 palavras, sem espaços.

-        Digitar o texto em tamanho 12, fonte Cambria, espaçamento 1,5 entre linhas;

-        Citação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;

-        Referências – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6023: Informação e documentação - Referências – Elaboração;

-        Apresentação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 14724: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação;

-        Resumo – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6028: Informação e documentação – resumos.

Sociologia da Educação

- Artigos – no mínimo de 10 e máximo de 20 laudas

-        Digitar o texto em tamanho 12, fonte Cambria, espaçamento 1,5 entre linhas;

-        Citação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;

-        Referências – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6023: Informação e documentação - Referências – Elaboração;

-        Apresentação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 14724: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação;

-        Resumo – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6028: Informação e documentação – resumos.

Fluxo contínuo

Artigos – no mínimo de 10 e máximo de 20 laudas;

Ensaios – no mínimo de 10 e máximo de 15 laudas;

Debates/Entrevistas – no mínimo de 5 e máximo de 10 laudas;

Resenhas – no mínimo de 3 e máximo de 5 laudas;

Resultados de pesquisas de iniciação científica – no mínimo de 5 e máximo de 10 laudas.

Traduções – no mínimo de 10 e máximo de 20 laudas.

Resumos – no mínimo 250 e máximo 500 palavras, sem espaços.

 

-        Digitar o texto em tamanho 12, fonte Cambria, espaçamento 1,5 entre linhas;

 

-        Citação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;

 

-        Referências – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6023: Informação e documentação - Referências – Elaboração;

 

-        Apresentação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 14724: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação;

 

-        Resumo – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6028: Informação e documentação – resumos.

 

DOSSIÊ HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO ESCO

Organizadoras: Eleta de Carvalho Freire – UFPE/Roseane Maria de Amorim - UFPB

A educação, por ser uma prática social, envolve campos de conhecimentos diversificados. A História da Educação e o contexto escolar apresentam inúmeras narrativas sobre a problemática de gênero e da diversidade étnico-racial no contexto escolar. Numa sociedade pautada no autoritarismo e patriarcalismo, fazem-se necessárias discussões que promovam a reflexão sobre os silêncios, as contradições, as possibilidades de resistência para a construção de uma sociedade em que as diferenças são valorizadas. Nesse sentido, este dossiê é uma forma de reunir pesquisadores e pesquisadoras que pretendem congregar estudos que questionem, evidenciem e/ou problematizem as formas hegemônicas de ser e estar no mundo por meio de hermenêuticas e abordagens que valorizem a dimensão de humanização de si e do outro.

DOSSIÊ DIÁLOGOS FUNDAMENTAIS

A linha editorial deste dossiê propõe-se a discutir as contribuições dos Fundamentos da Educação para
questões de ordem escolar, educativa, subjetiva, social, entre outras.
Além disso, vislumbramos que esta produção pode constituir-se como material didático a ser utilizado no
projeto “Diálogos Fundamentais” (atividade de ensino que compõe o Plano de Ensino, Pesquisa e Extensão
do DFE e será realizado durante a vigência da Portaria/GD/CE/UFPB/No 90/2020 que suspendeu as
atividades presenciais na UFPB).
Este dossiê será organizado por Cárita Portilho de Lima (UFPB), Eduardo Jorge Lopes (UFPB) e Maria Fernanda Alencar (UFPE).

DIÁLOGOS FUNDAMENTAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: TEMAS E DESAFIOS DOS FUNDAMENTOS DA

A proposta do dossiê pretende reunir discussões e diálogos baseados nas áreas de Fundamentos da Educação, de modo geral, e nos Fundamentos Antropofilosóficos, Psicológicos e Sócio-históricos da Educação, de modo específico.

Resumos

 - Resumos – no mínimo 250 e máximo 500 palavras, sem espaços;

-        Digitar o texto em tamanho 12, fonte Cambria, espaçamento 1,5 entre linhas;

 

-        Resumo – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6028: Informação e documentação – resumos.


RETOS Y DESAFIOS PARA UNA EDUCACIÓN INCLUSIVA

Contribuciones que aporten miradas diversas para dar respuesta, entre otras, a: ¿cómo se abordan problemáticas concretas desde la perspectiva socioeducativa?, ¿cómo se puede favorecer una educación más inclusiva?, ¿cómo se puede potenciar el intercambio educativo intergeneracional?, ¿qué buenas prácticas se pueden identificar?, ¿cómo se están atendiendo los retos presentes y futuros?, ¿qué tipo de prácticas de responsabilidad universitaria se están impulsando?, ¿el papel del voluntariado en las instituciones educativas?, etc..

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