Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
Apresentar, em anexo, declaração de que o artigo não se configura em plágio, conforme modelo abaixo:
Em cumprimento ao que regulamenta a Lei nº 9.610, de 19 de fevereito de 1998 e a Lei nº 12.853, de 14 de agosto de 2013, DECLARO o artigo submetido à Revista Educare (citar o nome do artigo submetido), é de minha autoria e não viola os direitos autorais, conforme Art. 184, do Código Civil Penal, Lei 10.406/2002.
Local e data.
Assinatura do(s) autor(es)
Antropologia da Educação
- Artigos – no mínimo de 10 e máximo de 20 laudas;
- Digitar o texto em tamanho 12, fonte Cambria, espaçamento 1,5 entre linhas;
- Citação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;
- Referências – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6023: Informação e documentação - Referências – Elaboração;
- Apresentação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 14724: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação;
- Resumo – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6028: Informação e documentação – resumos.
Filosofia da Educação
Artigos – no mínimo de 10 e máximo de 20 laudas;
- Digitar o texto em tamanho 12, fonte Cambria, espaçamento 1,5 entre linhas;
- Citação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;
- Referências – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6023: Informação e documentação - Referências – Elaboração;
- Apresentação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 14724: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação;
- Resumo – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6028: Informação e documentação – resumos.
História da Educação
Artigos – no mínimo de 10 e máximo de 20 laudas;
Ensaios – no mínimo de 10 e máximo de 15 laudas;
Debates/Entrevistas – no mínimo de 5 e máximo de 10 laudas;
Resenhas – no mínimo de 3 e máximo de 5 laudas;
Resultados de pesquisas de iniciação científica – no mínimo de 5 e máximo de 10 laudas.
Traduções – no mínimo de 10 e máximo de 20 laudas.
Resumos – no mínimo 250 e máximo 500 palavras, sem espaços.
- Digitar o texto em tamanho 12, fonte Cambria, espaçamento 1,5 entre linhas;
- Citação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;
- Referências – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6023: Informação e documentação - Referências – Elaboração;
- Apresentação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 14724: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação;
- Resumo – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6028: Informação e documentação – resumos.
Psicologia da Educação
Artigos – no mínimo de 10 e máximo de 20 laudas;
Ensaios – no mínimo de 10 e máximo de 15 laudas;
Debates/Entrevistas – no mínimo de 5 e máximo de 10 laudas;
Resenhas – no mínimo de 3 e máximo de 5 laudas;
Resultados de pesquisas de iniciação científica – no mínimo de 5 e máximo de 10 laudas.
Traduções – no mínimo de 10 e máximo de 20 laudas.
Resumos – no mínimo 250 e máximo 500 palavras, sem espaços.
- Digitar o texto em tamanho 12, fonte Cambria, espaçamento 1,5 entre linhas;
- Citação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;
- Referências – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6023: Informação e documentação - Referências – Elaboração;
- Apresentação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 14724: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação;
- Resumo – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6028: Informação e documentação – resumos.
Sociologia da Educação
- Artigos – no mínimo de 10 e máximo de 20 laudas
- Digitar o texto em tamanho 12, fonte Cambria, espaçamento 1,5 entre linhas;
- Citação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;
- Referências – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6023: Informação e documentação - Referências – Elaboração;
- Apresentação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 14724: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação;
- Resumo – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6028: Informação e documentação – resumos.
Fluxo contínuo
Artigos – no mínimo de 10 e máximo de 20 laudas;
Ensaios – no mínimo de 10 e máximo de 15 laudas;
Debates/Entrevistas – no mínimo de 5 e máximo de 10 laudas;
Resenhas – no mínimo de 3 e máximo de 5 laudas;
Resultados de pesquisas de iniciação científica – no mínimo de 5 e máximo de 10 laudas.
Traduções – no mínimo de 10 e máximo de 20 laudas.
Resumos – no mínimo 250 e máximo 500 palavras, sem espaços.
- Digitar o texto em tamanho 12, fonte Cambria, espaçamento 1,5 entre linhas;
- Citação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;
- Referências – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6023: Informação e documentação - Referências – Elaboração;
- Apresentação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 14724: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação;
- Resumo – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6028: Informação e documentação – resumos.
DOSSIÊ HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO ESCO
Organizadoras: Eleta de Carvalho Freire – UFPE/Roseane Maria de Amorim - UFPB
A educação, por ser uma prática social, envolve campos de conhecimentos diversificados. A História da Educação e o contexto escolar apresentam inúmeras narrativas sobre a problemática de gênero e da diversidade étnico-racial no contexto escolar. Numa sociedade pautada no autoritarismo e patriarcalismo, fazem-se necessárias discussões que promovam a reflexão sobre os silêncios, as contradições, as possibilidades de resistência para a construção de uma sociedade em que as diferenças são valorizadas. Nesse sentido, este dossiê é uma forma de reunir pesquisadores e pesquisadoras que pretendem congregar estudos que questionem, evidenciem e/ou problematizem as formas hegemônicas de ser e estar no mundo por meio de hermenêuticas e abordagens que valorizem a dimensão de humanização de si e do outro.
DOSSIÊ DIÁLOGOS FUNDAMENTAIS
A linha editorial deste dossiê propõe-se a discutir as contribuições dos Fundamentos da Educação para
questões de ordem escolar, educativa, subjetiva, social, entre outras.
Além disso, vislumbramos que esta produção pode constituir-se como material didático a ser utilizado no
projeto “Diálogos Fundamentais” (atividade de ensino que compõe o Plano de Ensino, Pesquisa e Extensão
do DFE e será realizado durante a vigência da Portaria/GD/CE/UFPB/No 90/2020 que suspendeu as
atividades presenciais na UFPB).
Este dossiê será organizado por Cárita Portilho de Lima (UFPB), Eduardo Jorge Lopes (UFPB) e Maria Fernanda Alencar (UFPE).
DIÁLOGOS FUNDAMENTAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: TEMAS E DESAFIOS DOS FUNDAMENTOS DA
A proposta do dossiê pretende reunir discussões e diálogos baseados nas áreas de Fundamentos da Educação, de modo geral, e nos Fundamentos Antropofilosóficos, Psicológicos e Sócio-históricos da Educação, de modo específico.
Resumos
- Resumos – no mínimo 250 e máximo 500 palavras, sem espaços;
- Digitar o texto em tamanho 12, fonte Cambria, espaçamento 1,5 entre linhas;
- Resumo – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 6028: Informação e documentação – resumos.
RETOS Y DESAFIOS PARA UNA EDUCACIÓN INCLUSIVA
Contribuciones que aporten miradas diversas para dar respuesta, entre otras, a: ¿cómo se abordan problemáticas concretas desde la perspectiva socioeducativa?, ¿cómo se puede favorecer una educación más inclusiva?, ¿cómo se puede potenciar el intercambio educativo intergeneracional?, ¿qué buenas prácticas se pueden identificar?, ¿cómo se están atendiendo los retos presentes y futuros?, ¿qué tipo de prácticas de responsabilidad universitaria se están impulsando?, ¿el papel del voluntariado en las instituciones educativas?, etc..