A Importância da Pesquisa Na Prática Pedagógica dos Professores

Autores

  • Rosana Martins Pio Universidade Federal do Paraná
  • Dilvano Leder de França Universidade federal do Paraná
  • Soraya Correa Domingues Universidade Federal do Paraná

Resumo

Resumo

O professor deve ser estimulado a buscar aprimoramento através de seus estudos e pesquisas, procurando sempre manter um contato estreito com sua poética pessoal. É necessário insistir nas pesquisas dentro das universidades e das escolas para que haja um aumento na reserva cultural formadora de identidade. Faz parte do processo de educação estimular e conscientizar o professor a absorver uma sólida formação teórica, voltada para uma educação reflexiva e permanente, para que o conhecimento resultante ofereça um ambiente escolar de ensino com qualidade.  Tal atitude abrirá várias possibilidades ao longo de sua carreira, tornando seu trabalho mais comprometido com a educação. Para tanto, evidencia-se a importância dos cursos de graduação e aperfeiçoamento, além de mudanças nas políticas educacionais e curriculares de universidades e das escolas públicas como forma de qualidade na prática pedagógica. O presente trabalho de pesquisa bibliográfica buscou identificar alguns aspectos relevantes da formação inicial e da continuidade do aprimoramento profissional dos professores, detectando dificuldades encontradas na escola quanto às condições objetivas de pesquisa que podem ser responsáveis pelo contingente de professores despreparados no ambiente educacional e desvalorizados na sociedade.

 

           

Palavras-chave: Pesquisa. Formação inicial. Formação Continuada.

 

 

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Biografia do Autor

Rosana Martins Pio, Universidade Federal do Paraná

Professora da rede Municipal de Ensino

Mestranda da UFPR do mestrado Profissional

Linha de Pesquisa Formação de Professores

Dilvano Leder de França, Universidade federal do Paraná

Professor da Rede Municipal de Ensino

Professor da Faculdade Uniandrade

Mestrando da UFPR Mestrado Profissional

Soraya Correa Domingues, Universidade Federal do Paraná

Professora Doutora de tempo Integral da UFPR

Professora do Mestrado Profissional da UFPR

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2017-08-05

Como Citar

PIO, R. M.; DE FRANÇA, D. L.; DOMINGUES, S. C. A Importância da Pesquisa Na Prática Pedagógica dos Professores. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 101–115, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/28557-62197. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Sociologia da Educação