A importância do ensino de Educação Ambiental

Autores

  • Vera Lúcia Araújo de Lucena Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O momento atual no planeta traz preocupação com relação às questões ambientais e a nossa sustentabilidade. Muitos estudos e eventos vêm sendo desenvolvidos para encontrar uma forma de solucionar os problemas de poluição, degradação, diminuição da pobreza, preservação e conservação dos recursos naturais, entre outros. O presente trabalho tem como finalidade analisar o despertar para prática responsável da Educação Ambiental (EA), que deverá ser estimulada mediante o ensino regular nas escolas. O ensino de Educação Ambiental é de suma importância para todos, considerando que é mediante a educação que as pessoas tornam-se mais conscientes e cidadãs, compreendendo melhor os direitos e deveres para com a comunidade e o meio ambiente como um todo.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Araújo de Lucena, Universidade Federal da Paraíba

Professora Assistente IV, da UFPB – Educação Ambiental.

Referências

ADAMS, Berenice Gehlen. Projeto Apoema: educação ambiental. Disponível em: www.apoema.com.br. Acesso em: 09 set. 2016.

BRASIL. Constituição: república federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal. Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais e ética – Meio ambiente e saúde. (1º à 4º série). Brasília: MEC/SEF, 2001.

GABEIRA, Fernando. O crepúsculo do macho. Rio de Janeiro: Civ. Brasileira, 1985.

CARNEIRO, S. M. M. A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá. Curitiba. 2009. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Paraná.

CASCINO, Fabio. Educação Ambiental: princípios, história, formação de professores. 02.ed. São Paulo: SENAC, 2010.

CASTRO, R. S.; BAETA, A. M. B. Autonomia intelectual: condição necessária para o exercício da cidadania. In: LOUREIRO, C. F. B; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2008.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 5. ed. São Paulo: Gaia, 2004.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de. (org.) Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 2 ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2004.

MARINI, Ruy Mauro. Dialética da dependência. In: SADER, Emir. Dialética da Dependência. Petrópolis: Vozes, 2006.

PENTEADO, H.D. Meio Ambiente e Formação de Professor. São Paulo: Cortez, 2010.

PINESSO, Denise Cristina Christov. A questão ambiental nas séries iniciais: prática de professores do distrito Anhanguera – São Paulo. Tese de Mestrado. Disponível em: www.teses.ups.br. Acesso em: 10 set. 2016.

ROSA, A. V. Projetos em Educação Ambiental. In: Encontros e Caminhos: formação de educadores ambientais e coletivos educadores. Vol.2. Brasília, 2007.

SORRENTINO, Marcos. In: Anais do I Simpósio Sul Brasileiro de Educação Ambiental , II Simpósio Gaúcho de Educação Ambiental, XIV Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente. ZAKARZEVSKI, Sonia et al., (orgs.). Erechim, RS. EdiFAPES. p. 91-100. 2008.

Downloads

Publicado

2017-08-15

Como Citar

LUCENA, V. L. A. de. A importância do ensino de Educação Ambiental. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 260–277, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/35542-82365. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Fluxo contínuo