Histórias paralelas de vida e de profissão legadas à educação: os doutrinadores na fé e na razão
Resumo
Este artigo objetiva apresentar a História da Educação a partir da escrita e da narrativa de história de vida de dois professores que paralelamente no mesmo intervalo espacio-temporal, tendo como marco inicial a década de 1970, exerceram o ofício da profissão professor de forma marcante para o desenvolvimento do campo das ideias de um lugar. João Agripino Dantas (in memorian) e Ausônio Tércio de Araújo tiveram em comum o exercício do sacerdócio e do magistério: apenas uma década os separa na cronologia do tempo. O que chama a atenção nas suas passagens pelo ofício do magistério é a forma como articularam e aplicaram os saberes e experiências da formação no exercício dos dois ministérios. A pesquisa foi realizada nas fontes documentais e orais e antecedeu a elaboração dos processos para a aquisição dos títulos honoríficos de professores eméritos junto a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o que se concretizou em dezembro de 2015.
Downloads
Referências
DANTAS, João Agripino. Minhas primeiras professoras. São João do Sabugi, 2000 (Manuscrito).
DANTAS, Eugênia Maria. Ausônio Tércio de Araújo: Tamanduá e a escrita da educação. In: ARAÚJO, Ausônio Tércio de et all. Mestres do Seridó – memórias. Natal, RN: Una, 2006.
Discurso do Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo. Revista Ita Pater - 70 anos. Edição Comemorativa. Caicó-RN, 2012.
ESTATUTOS do Seminário Archiepiscopal de N. S. da Conceição da Parahiba do Norte. Bahia: Typographia de São Francisco, 1927.
JULIÁ, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 01, jan./jun. 2001.
MEDEIROS FILHO, João Quintino de. João Agripino Dantas: da aula à missa, do púlpito ao jipe – possibilidades pedagógicas no percurso do padre-professor. In. ARAÚJO, Ausônio Tércio de et all. Mestres do Seridó – memórias. Natal, RN: Una, 2006.
MORAIS, Grinaura Medeiros de. Fragmento de Pesquisa, 2002.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. REGIMENTO GERAL. Capítulo IV – Dos diplomas, dos Certificados e das Dignidades Universitárias. 1997.
_____. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ – CAMPUS DE CAICÓ. DADOS CADASTRAIS: João Agripino Dantas e Ausônio Tércio de Araújo. Arquivo:1989.
RANCIÉRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lilian do vale. 2 ed.- Belo Horizonte:Autêntica, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.