Histórias paralelas de vida e de profissão legadas à educação: os doutrinadores na fé e na razão

Autores

  • Grinaura Medeiros de Morais Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo objetiva apresentar a História da Educação a partir da escrita e da narrativa de história de vida de dois professores que paralelamente no mesmo intervalo espacio-temporal, tendo como marco inicial a década de 1970, exerceram o ofício da profissão professor de forma marcante para o desenvolvimento do campo das ideias de um lugar. João Agripino Dantas (in memorian) e Ausônio Tércio de Araújo tiveram em comum o exercício do sacerdócio e do magistério: apenas uma década os separa na cronologia do  tempo.  O que chama a atenção nas suas passagens pelo ofício do magistério é a forma como articularam e aplicaram os saberes e experiências da formação no exercício dos dois ministérios. A pesquisa foi realizada nas fontes documentais e orais e antecedeu a elaboração dos processos para a aquisição dos títulos honoríficos de professores eméritos junto a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o que se concretizou em dezembro de 2015.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grinaura Medeiros de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui o Título de Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED) e trabalha no Centro de Ensino Superior do Seridó/CERES/CAMPUS DE CAICÓ.

Referências

DANTAS, João Agripino. Minhas primeiras professoras. São João do Sabugi, 2000 (Manuscrito).

DANTAS, Eugênia Maria. Ausônio Tércio de Araújo: Tamanduá e a escrita da educação. In: ARAÚJO, Ausônio Tércio de et all. Mestres do Seridó – memórias. Natal, RN: Una, 2006.

Discurso do Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo. Revista Ita Pater - 70 anos. Edição Comemorativa. Caicó-RN, 2012.

ESTATUTOS do Seminário Archiepiscopal de N. S. da Conceição da Parahiba do Norte. Bahia: Typographia de São Francisco, 1927.

JULIÁ, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 01, jan./jun. 2001.

MEDEIROS FILHO, João Quintino de. João Agripino Dantas: da aula à missa, do púlpito ao jipe – possibilidades pedagógicas no percurso do padre-professor. In. ARAÚJO, Ausônio Tércio de et all. Mestres do Seridó – memórias. Natal, RN: Una, 2006.

MORAIS, Grinaura Medeiros de. Fragmento de Pesquisa, 2002.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. REGIMENTO GERAL. Capítulo IV – Dos diplomas, dos Certificados e das Dignidades Universitárias. 1997.

_____. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ – CAMPUS DE CAICÓ. DADOS CADASTRAIS: João Agripino Dantas e Ausônio Tércio de Araújo. Arquivo:1989.

RANCIÉRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lilian do vale. 2 ed.- Belo Horizonte:Autêntica, 2007.

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

MORAIS, G. M. de. Histórias paralelas de vida e de profissão legadas à educação: os doutrinadores na fé e na razão. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 07–21, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/38190. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

História das instituições e práticas educativas