Arquivos e Fontes em História da Educação: relato de pesquisas

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Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar relatos de pesquisas realizados em arquivos e fontes pertencentes à maçonaria que contribuíram para o campo da história da educação brasileira. Nossa trajetória de pesquisa empreendida em vários arquivos desde 2007 até 2018 ajuda-nos a entender os limites e possibilidades de tais arquivos e fontes. A renovação de práticas de pesquisa e o novo arsenal teórico metodológico em termos de estudos relacionados ao campo da história da educação a partir dos arquivos não escolares constituem um desafio para o pesquisador e contribuem na compreensão de outros agentes sociais que se envolveram na organização de escolas. 

Palavras-chave: Maçonaria, Arquivos, Educação.

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Biografia do Autor

Ivanilson Bezerra da Silva, Universidade Brasil (Faculdade de Tietê)

Pós doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Diretor da Faculdade de Tietê (Universidade Brasil).

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Publicado

2019-03-05

Como Citar

SILVA, I. B. da. Arquivos e Fontes em História da Educação: relato de pesquisas. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 3, n. 1, p. 3–18, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/40406. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

História da Educação