CAMPANHA NACIONAL DE EDUCANDÁRIOS GRATUITOS NO SUL DE MATO GROSSO: EM QUESTÃO AS RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO (1949 - 1963)

Autores

  • Abigail Ferreira Alves Astofe Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/FAEd/UFMS). http://orcid.org/0000-0002-1868-1700
  • Jacira Helena do Valle Pereira Assis Doutora em Educação pela FE/USP. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFMS e Antropologia Social/FACH/UFMS, Brasil. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação – GEPASE/UFMS.

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender a dimensão entre o público e o privado, alçado na Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG), e seus desdobramentos no estado de Mato Grosso, no período de 1949-1963. As informações foram produzidas a partir do Estatuto da CNEG, da legislação nacional e regional, como também de fontes jornalísticas e memorialísticas, de atas e historiografia. O referencial teórico mobilizado para as análises está pautado em Pierre Bourdieu, no qual se operacionalizaram as noções de campo, agentes e capitais. Os resultados sinalizam que a CNEG, ao longo de sua história, não estabeleceu sua caracterização de fato, ou seja, não se denominava pública ou privada nos Estatutos (1948-1961), contatou-se sua caracterização privada com exercício de função pública; as subvenções contribuíram para sua consolidação e legitimação no estado, e sua atuação no estado de Mato Grosso supriu as necessidades da época ao ofertar o curso ginasial.

Palavras-chave: Campanha Nacional de Educandários Gratuitos. Público-privado. Sul de Mato Grosso

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Publicado

2019-03-05

Como Citar

ASTOFE, A. F. A.; ASSIS, J. H. do V. P. CAMPANHA NACIONAL DE EDUCANDÁRIOS GRATUITOS NO SUL DE MATO GROSSO: EM QUESTÃO AS RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO (1949 - 1963). Revista Educare (Online), [S. l.], v. 3, n. 1, p. 19–37, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/44473. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

História da Educação