Para uma história das contribuições teóricas da Psicologia para o campo da Educação Escolar brasileira
Resumo
A Psicologia da Educação, que se apresenta como um dos fundamentos científicos da Educação e da prática pedagógica, compreende um extenso campo de estudo, contemplando diversos elementos inerentes ao fenômeno psicológico constitutivo do processo educativo e também como o processo educativo determina o fenômeno psicológico. No Brasil, os campos de conhecimento da Psicologia e da Pedagogia desenvolveram-se articuladamente, à medida que os saberes teóricos sobre desenvolvimento e aprendizagem foram sendo incorporados às práticas pedagógicas e as demandas pedagógicas foram se desdobrando em problemas e objetos de estudo da Psicologia, em uma relação dialética. Nessa perspectiva, o presente ensaio objetiva analisar o modo com que diferentes demandas sociais, em distintos momentos históricos, foram sendo elaboradas no campo da Psicologia, por meio de diversos constructos teóricos, bem como discutir algumas implicações teórico-práticas de diferentes ideias psicológicas, para o campo da Educação Escolar, a partir de um diálogo com o processo histórico de constituição da Psicologia da Educação no Brasil. Como desdobramentos desta análise, é possível perceber que, dada a fundamentação epistemológica e ontológica associada à cada referencial teórico, sua acolhida no campo da Educação escolar trouxe implicações diversas para as práticas realizadas nesses espaços, bem como para o modo como educadores e gestores compreendiam o estudante, seu processo de desenvolvimento e de aprendizagem, sua relação com a família e com o contexto social. Por fim, pretende-se, por meio deste olhar ensaístico sobre o objeto em tela, situar o caminho analítico que busca elucidar as intrínsecas relações entre a realidade e demandas sociais e a produção de conhecimento humano como uma importante ferramenta para um posicionamento crítico diante da diversidade teórica que compõe o campo da Psicologia da Educação no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.