MULHERES E ATUAÇÃO INTELECTUAL: UM TEMA PARA FORMAÇÃO DOCENTE COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

Resumo

O investimento deste estudo é refletir acerca das resistências da História da Educação como área dos Fundamentos inserida no Campo da Educação, no âmbito das Ciências Humanas. Assim, destaca-se a história da constituição da área e sua configuração atual, debatendo acerca da sua importância como saber de formação para professores(as) dos cursos de Licenciaturas e Pedagogia. De maneira específica, ao apontar as temáticas atuais em suas perspectivas históricas, atinentes às problemáticas da Educação no país, como as questões étnico raciais, sociais, políticas, ou de gênero, pretende-se explorar as contribuições dos estudos historiográficos da educação para o debate sobre a presença e papel das mulheres na vida pública, política, intelectual e no exercício da docência ao longo das últimas décadas do século XIX e início do XX. Nesse sentido, as categorias de intelectuais e de gênero possibilitaram compreender como as mulheres se inseriram nos espaços intelectuais do período e como se deu essa presença nos lugares ainda marcados pela figura masculina. Para tanto, foi realizado um levantamento das pesquisas na área de História da Educação sobre mulheres atuando como intelectuais entre os anos de 2018 até 2022. No primeiro momento buscamos identificar dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE-UFPB), com a intenção de entender como as pesquisas locais têm tratado o tema. No segundo momento averiguamos de que modo a temática tem sido socializada pelos/as pesquisadores/as no Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE).  Por fim, buscamos identificar artigos em coletâneas e revistas especializadas com a intenção de examinar o tema proposto. Nessa perspectiva, para compreender a atuação intelectual das mulheres é preciso observar as especificidades das trajetórias femininas no contexto dos/as letrados/as e dos debates políticos. Uma dessas particularidades é a forte ligação que elas mantiveram com o universo educacional da época, pois mesmos com a pluralidade de ideias em favor da emancipação feminina, elas apontavam para a educação como caminho e oportunidade de ascensão social. Além disso, muitas dessas mulheres eram também professoras. Portanto, também é possível identificá-las como intelectuais da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Morais Limeira, UFPB Professora Adjunta

Professora Adjunta UFPB, Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Integrante do GHENO/UFPB (Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista) e do NEPHE/UERJ (Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação).

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

LIMEIRA, A. de M. .; GALVÍNCIO, A. S. MULHERES E ATUAÇÃO INTELECTUAL: UM TEMA PARA FORMAÇÃO DOCENTE COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 7, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/63169. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

DIÁLOGOS FUNDAMENTAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: TEMAS E DESAFIOS DOS FUNDAMENTOS DA