A IMPORTÂNCIA DOS FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Resumo

Este paper apresenta aspectos que sinalizam a importância do ensino dos Fundamentos Sociológicos da Educação nos cursos de formação de professores(as). Os argumentos centram-se em três pressupostos: a) é imperativo se opor à tendência de superficialização dos conhecimentos escolares induzida pela Reforma do Ensino Médio; b) a universidade deve formar docentes-pesquisadores(as), especialmente de suas próprias práticas; c) é condição essencial no processo formativo docente a compreensão de teorias que inauguraram e influenciam perspectivas interpretativas da educação, da escola e dos agentes sociais que as conformam. Para tanto, é realizada, como base argumentativa, uma reflexão em torno da ideia de clássico e a sua importância para a formação docente, seguindo para o esboço da importância da oferta dos Fundamentos Sociológicos da Educação nas licenciaturas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Doutor em Sociologia pela USP;

Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (Ufal);

Docente do Centro de Edicação da Ufal;

Editor chefe da Revista Café com Sociologia;

Editor chefe da revista Latitude (Ufal);

Editor chefe da revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS);

Vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

BODART, C. das N. A IMPORTÂNCIA DOS FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 7, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/63185. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

DIÁLOGOS FUNDAMENTAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: TEMAS E DESAFIOS DOS FUNDAMENTOS DA