A FORMAÇÃO DO (A) PROFESSOR (A) PESQUISADOR (A) E A ORIENTAÇÃO DE PESQUISAS ESCOLARES EM FONTES VIRTUAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Maria de Fátima da Silva Instituto Federal de Alagoas
  • Ana Paula Santos de Melo Fiori Instituto Federal de Alagoas

Resumo

Este estudo surgiu da necessidade de aprofundar reflexões sobre de que modo a formação docente pode contribuir para superar as dificuldades vinvenciadas por estudantes do Ifal, Campus Marechal Deodoro, ao realizarem pesquisas em fontes virtuais.  Trata-se de pesquisa qualitativa, com finalidade exploratória e descritiva, orientada pelos princípios do materialismo histórico-dialético. Quanto ao método, desenvolveu-se a pesquisa-ação. Após a pesquisa exploratória, ocorreu a construção e a aplicação da Sequência Didática “Formação de Professores para o Uso da Ferramenta WebQuest na Educação Profissional e Tecnológica”.  Na fase exploratória, participaram  pesquisa estudantes e docentes do lócus da pesquisa. No que diz respeito a aplicação da Sequência Didática, contou-se com a participação de professores dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente e Guia de Turismo, Ifal, Campus Marechal Deodoro. A análise de dados seguiu o caminho do pensamento hermenêutico-dialético. Os resultados demonstram que a ferramenta WebQuest favorece a indissociabilidade entre ensino e pesquisa, desde que construção metodológica possibilite a educandos e educadores atuarem como produtores de conhecimento, o que exige investimento na formação docente, bem como garantia de tempo para que estes sujeitos possam atuar como pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

DA SILVA, M. de F.; SANTOS DE MELO FIORI, A. P. . A FORMAÇÃO DO (A) PROFESSOR (A) PESQUISADOR (A) E A ORIENTAÇÃO DE PESQUISAS ESCOLARES EM FONTES VIRTUAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 7, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/63850. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

DIÁLOGOS FUNDAMENTAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: TEMAS E DESAFIOS DOS FUNDAMENTOS DA