A FORMAÇÃO DO (A) PROFESSOR (A) PESQUISADOR (A) E A ORIENTAÇÃO DE PESQUISAS ESCOLARES EM FONTES VIRTUAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Resumo
Este estudo surgiu da necessidade de aprofundar reflexões sobre de que modo a formação docente pode contribuir para superar as dificuldades vinvenciadas por estudantes do Ifal, Campus Marechal Deodoro, ao realizarem pesquisas em fontes virtuais. Trata-se de pesquisa qualitativa, com finalidade exploratória e descritiva, orientada pelos princípios do materialismo histórico-dialético. Quanto ao método, desenvolveu-se a pesquisa-ação. Após a pesquisa exploratória, ocorreu a construção e a aplicação da Sequência Didática “Formação de Professores para o Uso da Ferramenta WebQuest na Educação Profissional e Tecnológica”. Na fase exploratória, participaram pesquisa estudantes e docentes do lócus da pesquisa. No que diz respeito a aplicação da Sequência Didática, contou-se com a participação de professores dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente e Guia de Turismo, Ifal, Campus Marechal Deodoro. A análise de dados seguiu o caminho do pensamento hermenêutico-dialético. Os resultados demonstram que a ferramenta WebQuest favorece a indissociabilidade entre ensino e pesquisa, desde que construção metodológica possibilite a educandos e educadores atuarem como produtores de conhecimento, o que exige investimento na formação docente, bem como garantia de tempo para que estes sujeitos possam atuar como pesquisadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.