“RECICLANDO IDEIAS”

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO DIDÁTICO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Aleson da Silva Fonseca Doutorando em Educação para a Ciência/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Juliclécia Kelly da Silva Licenciatura em Ciências Biológicas/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Leila Laise Souza Santos Doutora em Ciências Biológicas/Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo

Objetivou-se relatar uma experiência acerca de um projeto de intervenção, desenvolvido numa escola pública no município de Natal-RN, que visava promover, no ambiente escolar, um espaço para construção de conhecimentos socioambientais dos alunos, bem como proporcionar a compreensão da importância do espaço escolar na formação de sujeitos ecológicos, frente às problemáticas relacionadas aos resíduos sólidos. Pensando nisso, este projeto surgiu de uma extensão do Projeto de Inovação Pedagógica, já implantado nessa escola. Foi idealizado pelos licenciandos em Ciências Biológicas por meio do Estágio Supervisionado de formação de professores. A iniciativa foi aplicada em duas turmas do 1° ano do Ensino Médio, atendendo em média 40 alunos. O projeto contemplou três momentos: (I) Fundamentação Teórica; (II) Investigação da problemática e (III) Socialização e Avaliação da atividade. Após a aplicação de todas as etapas obteve-se o feedback dos estudantes, em que foi observado um aumento da percepção para o espaço escolar, em que eles estavam inseridos, ocasionando uma sensibilização em suas atitudes diante da iniciativa do projeto de intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

FONSECA, A. da S. .; SILVA, J. K. da .; SANTOS, L. L. S. . “RECICLANDO IDEIAS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO DIDÁTICO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 7, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/64961. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

DIÁLOGOS FUNDAMENTAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: TEMAS E DESAFIOS DOS FUNDAMENTOS DA