A Educação de Jovens e Adultos no cenário da pandemia: reflexões e proposições

Autores

  • Adenilson Souza Cunha Júnior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Solange Balisa Costa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Jaciara de Oliveira Sant´´ Anna Santos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Janille da Costa Pinto Prefeitura Municipal de Ilhéus

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa “Os impactos da utilização das tecnologias educacionais por meio do ensino remoto nas atividades escolares nos municípios localizados no estado da Bahia no contexto da pandemia da COVID-19”, institucionalizada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e conduzida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC). Busca- se analisar os desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado da Bahia face ao ensino remoto durante a pandemia da COVID-19, bem como refletir sobre as ações realizadas nesse campo da educação. A pesquisa, de abordagem qualitativa, se pautou na análise documental e produção de dados. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário semiestruturado, elaborado a partir de plataforma survey, disponibilizado por meio de redes sociais e e-mails. Os dados sinalizam que a EJA possui muitos desafios para concretizar o ensino remoto durante o período de crise sanitária, principalmente pela necessidade de inclusão tecnológica do professor e estudantes, além de propostas pedagógicas e curriculares que atendam o contexto social e especificidades dos sujeitos da EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UESB).

Solange Balisa Costa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED-UESB). Professora da Rede Municipal de Ensino de Bom Jesus da Lapa (BA).

Jaciara de Oliveira Sant´´ Anna Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS-UNEB). Docente do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, UNEB, Campus XX, Brumado, Bahia.

Janille da Costa Pinto, Prefeitura Municipal de Ilhéus

Mestre em Ciências da Educação (Universidade Autônoma de Assunção - UAA). Professora da Rede Municipal de Ilhéus-BA, Tutora da EAD (UFRPE). Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual da Bahia.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

CUNHA JÚNIOR, A. S.; BALISA COSTA, S.; DE OLIVEIRA SANT´´ ANNA SANTOS, J.; DA COSTA PINTO, J. A Educação de Jovens e Adultos no cenário da pandemia: reflexões e proposições . Revista Educare (Online), [S. l.], v. 6, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/65291. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Fluxo contínuo