Educação e cultura popular nas especificidades da Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Clarice Wilken de Pinho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

O artigo trata do encontro entre a Educação e Cultura Popular e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no intuito de reconhecer traços da expressão cultural dos estudantes nas propostas pedagógicas de duas escolas brasileiras. A face cultural da identidade dos jovens e adultos é basilar à qualidade da EJA e subsidia a formação do educador para atuar na área. Os dados qualitativos construídos com observação, entrevistas e acompanhamento de quatro (4) estudantes em roteiros culturais apontaram que eles são produtores e consumidores da cultura local e participantes das atividades culturais escolares oferecidas. Os pontos aqui levantados por meio da escuta aos estudantes mostraram não só especificidades dos sujeitos que compõem a EJA, como também o conjunto cultural do qual fazem parte. Este estudo mostrou que a cultura popular ainda é tímida nas propostas pedagógicas, o que demonstra a necessidade de se estabelecer diálogo entre as demandas educacionais e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Wilken de Pinho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH). E-mail: clarice_fae@yahoo.com.br

Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). E-mail: fernandasilva@ufop.edu.br

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

DE PINHO, C. W. .; SILVA, F. A. O. R. Educação e cultura popular nas especificidades da Educação de Jovens e Adultos. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 6, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/65298. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Fluxo contínuo